Pantanal Sul

Pacotes para Mato Grosso do Sul

    • Bonito

    • Pantanal e Bonito

    • Pantanal Sul

« voltar

Pantanal Sul

Abrangendo dois terços da maior planície de inundação contínua do mundo, o Pantanal Sul é um verdadeiro paraíso ecológico. Certamente o melhor destino brasileiro para avistamento de animais, o Pantanal é o lar de aves, peixes, répteis, anfíbios e mamíferos que podem ser flagrados durante os passeios de barco, caminhadas cavalgadas, safáris fotográficos e focagens noturnas. Se a sorte estiver ao seu lado, você pode se deparar com a bela onça-pintada, o maior felino do continente americano! Além desta exuberante natureza como atração principal, a região ainda oferece uma ampla gama de fazendas com excelente infraestrutura de hospedagem e gastronomia típica pantaneira.



Melhor época - Ano Inteiro

O Pantanal é uma planície lisa, naturalmente aberta e sem grandes montanhas para bloquear as frentes frias. Por isso, a temperatura pode variar muito em um curto período.

O verão é quente, com temperaturas em torno de 25ºC a 40ºC. Durante o inverno, o clima é ameno e seco, com temperatura variando entre 18ºC a 30ºC, mas a frente fria ocasionalmente pode trazer temperaturas tão baixas quanto 8ºC. Então, se você planeja visitar o Pantanal a partir de junho a agosto, é importante estar preparado para estas frentes frias repentinas.

Qual é a melhor época para visitar o Pantanal?
O Pantanal muda de cenário a cada estação, mas é sempre exuberante. Cada uma das estações possui características próprias, variando de acordo com a presença ou não das chuvas. A precipitação anual do pantanal é em média 1500 mm, mas com grande concentração nos meses de novembro a março.

Estação das Águas - Período de Dezembro a Março
Com as chuvas de verão parte do Pantanal fica alagado, a fauna e a flora se revigoram e o Pantanal atravessa uma de suas épocas mais exuberantes. As principais características desta época são as mais belas paisagens, com água por todas as partes e muitas aves aquáticas, como o tuiuiú, os cabeças-secas, o carão, patos, marrecas e garças.
Entre os mamíferos mais comuns podemos encontrar a capivara, o lobinho e os veados: campeiro e catingueiro. As plantas aquáticas estão em reprodução e podemos observar as mais diferentes formas e cores nas baías e corixos, além de muitas borboletas e outros insetos muito interessantes. Também é a época de se observar o mais lindo pôr-do-sol do ano.

Estação da Vazante - Período de Abril a Junho
Em Abril, as chuvas param e o nível das águas começa a baixar formando lagoas e poças d´água, onde milhares de peixes ficam presos, servindo de banquete às aves aquáticas, que se concentram nestas regiões.
A temperatura fica mais amena, e as noites mais estreladas. Os mamíferos que se dispersaram na estação da cheia começam a retornar e dar o ar de sua graça. Com sorte podemos observar espécies como queixadas e catetos, o cervo-do-pantanal, e os macacos: bugio e prego.

Estação da Seca - Período de Julho a Outubro
É o melhor período para a observação da vida selvagem. A falta de chuvas encolhe as lagoas, revelando a planície e facilitando o transporte por terra. Os campos começam a secar, oferecendo vastas áreas para pastagem, onde os mamíferos buscam alimento e água nas poças d´água remanescentes.
A partir de Agosto ocorre a floração dos ipês, localmente chamados de piúvas (rosas) e paratudos (amarelos). As aves entram na estação reprodutiva, vocalizando muito e com suas plumagens em melhor estado. Também é a melhor época para observar os tamanduás, quatis e mãos-peladas.

Estação da Enchente - Período de Novembro e Dezembro
É o período em que chove bastante no Pantanal, mas não o suficiente para alagar. Devido ao longo período de seca, demora um tempo para que o solo sature de água a ponto de transbordar. Também é a época de muita fartura de alimento para as aves que iniciaram sua reprodução nos meses anteriores, sendo muito comum avistarmos filhotes se alimentando com seus "pais".


Caiman Tour

é uma caminhada pelos arredores do curral, centros de pesquisa, escola e Centro de Interpretação Ambiental. O seu destino final é a ponte do Paizinho, um dos locais mais tradicionais do Refúgio Ecológico Caiman, aonde se realiza a observação dos jacarés (Fufu). É um momento mágico onde ficamos bem próximos dos jacarés com toda a segurança proporcionada pelos guias, conhecendo de perto um dos símbolos do Pantanal. Duração: 3 a 4 horas - Grau de dificuldade: Fácil.



Caiman Tour

Duração: 3 a 4 horas - Grau de dificuldade: Fácil.



Caminhada

duração entre 1h30 a 4h00.



Caminhada

duração entre 1h30 a 4h00.



Caminhada na Trilha da Vazante & Visita ao Mirante

duração: aproximadamente 2h00.



Caminhadas nas Trilhas

Duração: 3 a 4 horas -Grau de dificuldade: Fácil.



Caminhadas nas Trilhas Pantaneiras

realizadas em diversas trilhas nas proximidades das pousadas, as caminhadas permitem a observação de pequenos animais e vegetação da região. É o passeio que proporciona maior contato com o ambiente que está sendo visitado. Duração: 3 a 4 horas. Grau de dificuldade: Fácil.



Canoagem no Corixo São Domingos

duração: aproximadamente 2h00.



Canoagem no Corixo São Domingos Caminhada na Trilha da Vazante & Visita ao Mirante

duração: aproximadamente 2h00.



Cavalgada no Cerrado e Pantanal

duração: aproximadamente 2h00.



Cavalgada no Cerrado e Pantanal

duração: aproximadamente 2h00.



Churrasco pantaneiro

duração: varia de acordo com o grupo.



Churrasco pantaneiro duração: varia de acordo com o grupo.

duração: aproximadamente 2h00.



Focagem Noturna

oferece a oportunidade de se observar animais de hábitos noturnos. O ponto alto é quando se avistam os jacarés, cujos olhos têm um reflexo vermelho impressionante. Duração 1h30. Grau de dificuldade: Fácil.



Focagem Noturna

Duração 1h30 - Grau de dificuldade: Fácil.



Focagem noturna

duração aproximada 1h30.



Focagem noturna

duração aproximada 1h30.



Focagem noturna de animais silvestres

durante a noite, a luz forte utilizada na focagem reflete aos olhos dos animais como o lobinho, jaguatiricas, antas, jacarés, capivaras, cervos, corujas, alguns pássaros, e a imponente onça pintada. Duração: 2h30.



Gruta do Lago Azul e São Miguel – Passeio de bote no Rio Formoso

Saída bem cedo para visita à Gruta do Lago Azul, onde será percorrida uma descida de 300m até chegar em um lago de águas intensamente azuladas, podendo-se observar belos espeleotemas. Logo após, visita à Gruta São Miguel onde será percorrida uma trilha emocionante de 180m em ponte pênsil sobre a mata virgem chegando às grutas secas e serão observados belos e multiformes espeleotemas e formações calcárias antiqüíssimas (almoço não incluído). No inicio da tarde, saída para descida em botes de borracha pelo leito do Rio Formoso em um percurso de 8 km até a Ilha do Padre, passando por 3 cachoeiras e 2 corredeiras. Nas margens dos rios pode-se observar diversos animais como: macacos, tucanos e araras que habitam o local. E nas águas transparentes e azuis, grandes cardumes de peixes da região. Desembarque e retorno à cidade. Distância do centro da cidade: 20km Gestantes: Bote do Rio Formoso - proibido para mulheres gestantes em qualquer período. Obrigatório uso de tênis ou calçado fechado com solado de borracha. Equipamentos inclusos: Capacete e colete salva-vidas. Levar dinheiro não aceita cartão de CRÉDITO.



Morro do Corixó

localizado próximo a sede da fazenda, é uma opção agradável para quem quer curtir o silêncio do Pantanal.



Passeio a cavalo

duração entre 1h30 a 2h30.



Passeio a cavalo

duração entre 1h30 a 2h30.



Passeio de barco

duração aproximada 2h30.



Passeio de barco

duração aproximada 2h30.



Passeio de Bicicleta

o Pantanal é muito plano, permitindo agradáveis passeios de bicicleta. Ao longo das estradas ou trilhas, o silêncio é a vantagem desta modalidade de transporte. Os circuitos e a distância variam de acordo com o perfil de cada pessoa. Duração 1h30. Grau de dificuldade: Médio.



Passeio de Bicicleta

Duração 1h30 - Grau de dificuldade: Médio.



Passeio de Canoa Canadense

é realizado nas baías da fazenda remando por três lugares e contemplando a vegetação e as aves aquáticas mais próximas. É também uma boa oportunidade para ouvir os sons locais. Duração: 3 a 4 horas. Grau de dificuldade: Fácil.



Passeio de Canoa Canadense

Duração: 3 a 4 horas - Grau de dificuldade: Fácil.



Passeio de Chalana no Corixo São Domingos e pescaria de piranhas

duração: 2h30.



Passeio de Chalana no Corixo São Domingos e pescaria de piranhas

duração: 2h30.



Passeios de charrete

duração entre 1h30 a 2h30.



Passeios de charrete

duração entre 1h30 a 2h30.



Pescaria esportiva de piranhas

duração ente 1h00 a 3h00.



Pescaria esportiva de piranhas

duração ente 1h00 a 3h00.



Refúgio Ecológico do Rio da Prata – Buraco das Araras

Aproveitando a beleza aquática da região, o passeio é realizado na Fazenda Cabeceira do Prata, ao chegar na sede da fazenda o grupo é encaminhado até a sala de equipamentos, após equipar segue em uma camionete até o inicio da trilha, a partir dai o grupo junto com o guia local caminha 2.000m dentro de uma mata primária passando por árvores de lei de grande porte como aroeira, peroba-rosa, bálsamo, angico e ipês. No percurso de trilha pode-se avistar animais como macaco-prego, cotia, anta, queixadas, mutum, etc. até chegar à nascente do Rio Olho d´Água dá-se início a flutuação num percurso de 1.800m até o encontro do Rio Olho d água com o Rio da Prata, durante a flutuação pode curtir várias ressurgências, uma grande diversidade de espécies de peixes e uma rica vegetação aquática, sendo um espetáculo inesquecível. No percurso final de 400m no Rio da Prata há opção de barco de apoio. Saída para o Buraco das Araras. A visitação se inicia por uma trilha de 900m (nível fácil), com duração de aproximadamente 1h, passando por dois pontos de observação de onde é possível avistar as araras em seu habitat natural na beira de um belo precipício. Distância do centro da cidade: 54km



Rio Sucuri

No trajeto do Pantanal até Bonito, parada para conhecer o Rio Sucuri (40min de carro até o Rio Sucuri). Após pequena trilha até a nascente de águas cristalinas com bonita vegetação subaquática e peixes variados, flutuação de 1.300 m num suave descer de correnteza. Receptivo com piscina de água corrente. Distância do centro da cidade: 20 km Duração: meio período (não opera aos sábados) Crianças: liberado o ingresso para qualquer idade.



Safári Fotográfico

realizado em veículos especialmente adaptados, este passeio possibilita o acesso aos locais mais distantes na fazenda. Durante o safári fotográfico, é possível observar as peculiaridades e contrastes da vegetação, assim como uma grande variedade de animais. Duração: 3h30. Grau de dificuldade: Fácil.



Safári Fotográfico

duração: aproximadamente 3h00.



Safári Fotográfico

duração: aproximadamente 3h00.



Safári fotográfico

duração aproximada 2h30.



Vídeos sobre o Pantanal

duração: 1h00.



Vídeos sobre o Pantanal

duração: 1h00




Venturas Viagens

Venturas Viagens e Turismo

Rua Minerva, 268 - Perdizes
São Paulo - SP - CEP 05007-031
Fone: 11 3879-9494
E-mail: atendimento@venturas.com.br

Mídias Sociais

Nossos Parceiros