Chapada Diamantina

Pacotes para Bahia

Chapada Diamantina

A região central do estado da Bahia esconde uma das mais belas paisagens do mundo. Com 1.520 quilômetros quadrados, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é uma região de serra que abriga cânions, vales, grutas, lagoas e grandes cachoeiras. Entre elas a Cachoeira da Fumaça, que com seus 380 metros de queda livre é a mais alta do Brasil. Outra formação de tirar o fôlego é o morro do Pai Inácio, que fica a 1.120 metros de altitude. É do alto de seus 250 metros de altura que se tem uma ampla visão da natureza cinematográfica que a Chapada Diamantina revela. A região ainda abriga cidades coloniais, que testemunharam o ciclo de extração de Diamante, no século 19, e que deu o nome ao local. Entre elas está a pequena Xique-Xique de Igatú e a charmosa cidade de Lençóis, com suas ruas de paralelepípedo, pousadas e rica gastronomia.




Melhor época - Ano Inteiro

Sugestão Venturas - A parte Norte do Parque da Chapada Diamantina é passagem obrigatória para os visitantes, também porque possui excelentes ofertas de serviços. Contudo, na parte Sul, a Venturas tem descoberto muitos atrativos. Fique atento para fazer um roteiro que contemple mais de uma cidade.


Morro do Pai Inácio



Cachoeira do Buracão



Águas Claras

Piscina natural formada pelo rio Mucugezinho, localizada na Passagem Funda, com vista privilegiada para o Morrão.



Arredores de Lençóis

Saída a pé para caminhada pelos principais atrativos próximos a Lençóis. Pernoite em Lençóis.



Cachoeira da Fumaça

com 380m de queda a Fumaça é a maior cachoeira do Brasil. O vento espalha as águas de sua queda ao mesmo tempo que as leva para cima formando assim uma cortina de gotas aparentando fumaça.



Cachoeira da Primavera

Formada pelo Rio Grisante, trata-se de outra pequena cachoeira com cerca de 4m de altura.



Cachoeira do Buracão

com aproximadamente 100 metros de queda em forma circular e um impressionante canion sinuoso, a cachoeira é daqueles lugares de tirar o fôlego.



Cachoeira do Funil e Lajedo – Morro do Castelo

Caminhada: Total de 10km - Grau de dificuldade: Médio - no trecho entre a casa de Sr. Wilson até a Cachoeira dos Funis - 600m de subida no início da trilha, 1km de descida até o leito do rio e 400m saltando pedras ao longo rio Pati. - Grau de dificuldade: Difícil - no trecho entre a casa de Dona Lé até o Morro do Castelo - A subida do Morro do Castelo contém trechos realmente íngremes que sugerem o uso do apoio com as mãos. No retorno, a descida dos mesmos trechos íngremes é vencida agachando-se, utilizando o apoio do bumbum das pedras.



Cachoeira do Mosquito

Sua queda é de aproximadamente 60m e leva esse nome porque lá foram encontrados apenas diamantes pequenos ou "mosquitos" como são chamados na região.



Cachoeira do Mosquito – Rio Mucugezinho – Poço do Diabo

Caminhada: Cachoeira do Mosquito (total: 3 km - aclive e declive) - Morro do Pai Inácio (Total: 1,2 km - aclive e declive)



Cachoeira do Sossego

caminhada pelo Vale do rio Ribeirão até alcançar a Cachoeira do Sossego (60m). No caminho, há paradas para banho ao longo do Rio Ribeirão. O percurso é dividido em 2/3 de caminhada em trilha e 1/3 no leito do rio, saltando pedras até chegar na cachoeira. Além da própria cachoeira, que é uma das mais bonitas da região de Lençóis, a trilha ainda passa por vestígios de garimpos antigos e grandes paredões de pedras ao longo da trilha.



Cachoeira do Sossego – Ribeirão do Meio

Caminhada: 14km (ida e volta) - Grau de dificuldade: Difícil - O percurso é dividido em 3 partes. A primeira, com terreno plano e sombreado. A segunda, com subidas e terreno irregular; e a terceira, é feita no leito do rio, saltando pedras até chegar na cachoeira. O retorno é feito pelo mesmo caminho.



Cachoeirão

Caminhada 16 km ida e volta - grau de dificuldade: Médio - Caminhada com trecho de 2km de subida e 6 km em trilha plana. O retorno é feito pela mesma trilha.



Cachoeirão por cima

É a segunda maior cachoeira da Chapada em queda livre. Dependendo da quantidade de chuvas que ocorrerem nos dias anteriores pode-se avistar mais de 20 quedas d água despencando de até 280 metros de altura!!!!



Cachoeirão por cima – Povoado do Guiné

Caminhada: 18 km - Grau de Dificuldade: Médio/Difícil - Caminhada com trecho de 2km de subida iniciais até os Gerais do Rio Preto - 14 km em trilha plana sobre os Gerais e visita ao Cachoeirão - 2 km de descida até o povoado do Guiné.



Cachoeirinha

Pequena cachoeira (4m) com águas mais claras que as do Rio Lençóis, que forma uma agradável e rasa piscina natural.



Dona Lé – Sr. Massur

Caminhada: 12km - grau de dificuldade: Médio - A maior parte da caminhada é feita em descida, porém bastante suave. No caminho, acontece a travessia do Rio Pati num trecho de 25m saltando as pedras que sobressaem no rio.



Gruta Azul

localizada ao lado da Pratinha possui formação calcária e regada pelas mesmas águas da Pratinha. Os raios solares que penetram pelas fendas da gruta e refletem em suas águas criando um visual mágico.



Gruta da Torrinha

possui os mais raros espeleotemas presentes em cavernas brasileiras: flores de aragonita nas pontas de helictites, agulhas de gipsita (com até 65cm), bolhas de calcita, vulcões e a rara flor de aragonita dentro da bolha de calcita.



Lapa Doce

A Gruta Lapa Doce faz parte de um sistema de 28 km de cavernas. Atualmente só 850m deste universo subterrâneo estão abertos à visitação. No interior da Gruta, acessível por uma dolina com 90m de desnível, o visitante conhece formações esculpidas pela natureza durante milhões de anos. Algumas foram batizadas de acordo com os formatos que apresentam: a Torre de "Pizza", o Corcovado, o Pão de Açúcar, o cachorro e a criança no colo da mãe.



Marimbus

A região dos Marimbus, também conhecida como o mini pantanal da Chapada Diamantina, está localizado na APA (Área de Proteção Ambiental) Marimbus-Iraquara. Os Marimbus são formados pelo encontro de vários rios e, pelo fato da região possuir baixa altitude, o local permanece sempre alagado. Importante: levar repelente



Mirante

Ponto alto com boa vista para a cidade de Lençóis.



Morrão

Um dos cartões postais da Chapada, o Morrão é um morro isolado, com vista para todos os ângulos. Em suas encostas está uma das nascentes do rio Mucugezinho.



Morro do Pai Inácio (1240m)

considerado um dos cartões postais da Chapada Diamantina o Morro do Pai Inácio propicia uma das mais espetaculares vistas da região, os vários morros achatados que caracterizam a paisagem desse local.



Poço Azul

Dentro de uma caverna o Poço Azul possui um lago de águas cristalinas com uma plataforma de madeira para facilitar o acesso ao poço. As luzes dentro do poço mudam de acordo com o deslocamento do sol.



Poço do Diabo

de águas escuras e quase sem visibilidade o Poço do Diabo se mostra límpido e possui essa cor devido a acidez das águas.



Poço Encantado

A gruta, conhecida internacionalmente por sua singular beleza cênica, apresenta um grande lago de cor azul cobalto que recebe raios de sol diretamente sobre a superfície da água causando um efeito visual espetacular. A melhor época de visitação vai de abril a setembro, quando os raios que incidem sobre o poço provocam um efeito de arco de luz. Entrada permitida somente acima de 12 anos.



Pratinha

de formação calcária a Pratinha é um verdadeiro oásis de águas cristalinas. Seu fundo é formado por inúmeras micro-conchas indicando que havia um mar na região.



Riachinho

Cachoeira com várias quedas formando um poço para banho. Ótimo para relaxar depois da caminhada feita nesse dia.



Ribeirão do Meio

Formado pelo Rio Ribeirão, o Ribeirão do Meio é composto por um enorme lajedo de pedra, inclinado e liso, onde pode-se escorregar até cair na piscina natural.



Salão de Areias Coloridas

Geologicamente semelhante à formação do Serrano (conglomerados de origem sedimentária), porém as rochas que formam os salões de areias são moles e facilmente quebradas com as mãos. O resultado da decomposição dessas rochas formam os diversos salões com mais de 30 cores e tonalidades de areias.



Serrano

O atrativo turístico mais popular e também o mais próximo da cidade de Lençóis, trata-se de um trecho do Rio Lençóis que desvia da montanha e flui sobre uma grande rocha, com inúmeros caldeirões que formam piscinas naturais, até alcançar o centro da cidade.



Sr. Massur – Andaraí – Poço Azul – Lençóis

Caminhada: 16km - grau de dificuldade: Difícil - O trajeto é dividido em 25m de travessia do Rio Pati, 4 km de subida da Ladeira do Império em aproximadamente 1h30min e 12 km de descida sem sombra até Andaraí em 3h00min em média.



Sr. Wilson

Cachoeira do Funil e Morro do Castelo - Caminhada: Total de 10km - Grau de dificuldade: Médio - no trecho entre a casa de Sr. Wilson até a Cachoeira dos Funis - 600m de subida no início da trilha, 1km de descida até o leito do rio e 400m saltando pedras ao longo rio Pati. - Grau de dificuldade: Difícil - no trecho entre a casa de Dona Lé até o Morro do Castelo - A subida do Morro do Castelo contém trechos realmente íngremes que sugerem o uso do apoio com as mãos. No retorno, a descida dos mesmos trechos íngremes é vencida agachando-se, utilizando o apoio do bumbum das pedras.



Trilha Capão Guiné

Uma das mais belas trilhas da Chapada Diamantina. Grande parte da trilha cruza os belos campos de altitude dos "Gerais do Vieira" e "Gerais do Rio Preto" de onde se tem uma vista única do Vale do Pati, considerado um dos mais belos vales do Brasil.



Trilha Pai Inácio - Morrão – Águas Claras – Vale do Capão

Caminhada: 13km - grau de dificuldade: Fácil - Poucos obstáculos (desníveis ou pedras para saltar) no caminho. Praticamente 90% da trilha é plana.



Vale do Capão

Gerais do Vieira e Gerais do Rio Preto - Caminhada: 22km - grau de dificuldade: Difícil - Caminhada de longo curso e com diversos trechos de subida e descida. Travessia do rio Capão no início da trilha e travessia de córregos (Galinhas, Ancorado, Cristais, Ruinha) ao longo do trajeto.




Venturas Viagens

Venturas Viagens e Turismo

Rua Minerva, 268 - Perdizes
São Paulo - SP - CEP 05007-031
Fone: 11 3879-9494
E-mail: atendimento@venturas.com.br

Mídias Sociais

Nossos Parceiros