Jericoacoara

Pacotes para Ceará

    • Jericoacoara

« voltar

Jericoacoara

Dunas móveis gigantescas, lagoas de águas cristalinas, manguezais, coqueirais, mar calmo. Este é um breve resumo do paraíso que leva o nome de Jericoacoara, uma Área de proteção Ambiental (APA) a 300 km ao Norte de Fortaleza, no Ceará. Para ser feliz por ali é preciso pouco, mesmo. Somente roupa de banho e um bom chinelo de dedo, já que todas as ruas da pitoresca vila são de areia e até há pouco tempo nem a luz havia chegado por lá. Hoje, além da energia, chegaram inúmeras hospedagens bacanas e charmosas, além de bons restaurantes e bistrôs. O forrozinho pé de serra não mudou e segue firme nas noites de Jeri, como é carinhosamente chamada. O bom astral impera no lugar. Todo final de tarde, além da tradicional roda de capoeira na praia, moradores e visitantes sobem a “Duna do Por do Sol” para assistir do alto de seus 30 metros o sol se esconder atrás das águas calmas e claras, num espetáculo da natureza que já virou marca registrada do lugar.



Melhor época - Setembro a Maio

Sugestão Venturas - Oferecemos traslados privativos para o trecho Fortaleza/Jeri/Fortaleza. Eles significam um investimento maior na viagem, mas são mais rápidos e dão flexibilidade, conforto e comodidade, além do que podem ser realizados tanto pela estrada, quanto pela praia. Informe-se.


Atins

Banhada tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Rio Preguiças, Atins é uma vila de pescadores que é a entrada leste para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Aqui, a rusticidade misturada à bela paisagem parece dar outro ritmo aos dias.



Barra Grande

Praia do Piauí ainda pouco visitada por turistas. Ideal para quem quer relaxar, mas também para quem gosta de esportes como kitsurf e windsurf.



Barreirinhas

É a cidade portal de entrada dos Lençóis Maranhenses, transformado em Parque Nacional em 1981. Está localizada a 260Km da Capital São Luís e possui atrativos como Passeios de Lancha pelo Rio Preguiças, Passeio de 4x4 aos Grandes Lençóis e muito mais.



Betânia

Comunidade ribeirinha na qual vivem apenas 25 famílias, Betânia tem ruas de areia e muitos cajueiros. Na época de chuvas, o Rio Alegre cruza a cidade e permite belos passeios de barcos e jangadas.



Delta do Parnaíba

Formado por 85 ilhas numa área de 2700 km² entre os estados do Piauí e Maranhão, o único delta das Américas é um fenômeno raro que só encontra par no Rio Nilo, na África e no Rio Mekong na Ásia. Dentro de um mesmo ecossistema ele encerra diferentes e pitorescas paisagens: rios, lagoas, dunas gigantescas, banhados, praias desertas de areia branquíssima e os vários tipos de mangue da região.



Espigão

Localizado a 1h15 minutos de Santo Amaro. O visitante se depara com a paisagem deslumbrante e selvagem do Espigão, que reúne vegetação, rio e dunas - e um banho nas águas cristalinas para refrescar.



Farol do Preguiças

O Farol do Preguiças, conhecido também como Farol de Mandacaru, localiza-se no Povoado de Mandacaru. Farol marítimo de 54 metros de altura, 19 milhas de alcance e 160 degraus, foi construído em 1940 e inaugurado em 1944 pelo então Almirante Morais Rego. Desde suas proximidades se obtém vistas fantásticas do Parque Nacional.



Lagoa Azul

Esta lagoa tem uma grande extensão de areia branca e bancos de madeira dentro d´água para servir de trampolim.



Lagoa do Coração

Primitiva, de água clara e tonalidades encantadoras.



Lagoa do Paraíso

A lagoa é como uma enorme piscina de água natural e temperatura agradável para prática de natação e windsurf.



Lagoas

Cercadas por dunas de aproximadamente 40 metros, são consideradas uns dos melhores pontos de visitação do Parque. As Lagoas são formadas pela água das chuvas e algumas continuam cheias, mesmo no período da seca.



Mandacaru

É uma vila de pescadores localizada entre a praia de Caburé e a praia de Atins. É o mais antigo Povoado Ribeirinho. Antes era centro comercial e portuário para transportes por mar até São Luís. As famílias que lá residem hoje utilizam a pesca e a agricultura como forma de sustento.



Marcelino

Localizado à 12 Km do Centro de Barreirinhas, e acessível apenas pelo Rio Preguiças. As artesãs locais produzem bolsas, chapéus e indumentárias da fibra do Buriti. É possível acompanhar o processo de produção de tais artesanatos como o cozimento e tintura da fibra do Buriti em várias cores.



Nova Tatajuba

O percurso é feito por trilhas margeadas por dunas de areia clara até chegar à Lagoa da Torta. No local é possível a prática de "ski bunda", tirolesa e passeios de jangada pela lagoa (atividades não inclusas). A barraca rústica prepara pratos com base em frutos do mar e oferece redes dentro da lagoa paro o deleite dos visitantes. Tanto a praia como a lagoa são locais propícios para a prática de kite surf.



Parque Nacional

Foi criado em 02 de junho de 1981 numa área de 155 mil hectares nas margens do Rio Preguiças, no nordeste do estado do Maranhão e distante cerca de 260 km de São Luís. Ocupa uma área total de 270 quilômetros quadrados, com dunas de até 40 metros e lagoas de água doce. Trata-se de um ecossistema costeiro único dentro do bioma caatinga, que associa ventos fortes e chuvas regulares. Consiste em uma faixa de dunas que avança entre 05 e 25km em direção ao interior. Estas dunas formam pequenas lagoas de água doce. Abrange os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Paulino Neves.



Pedra Furada

Curiosa formação rochosa à beira mar em formato de arco que foi esculpida pelo mar e pelo vento. Considerada o cartão-postal de Jericoacoara.



Pedra Furada

Esculpida pela natureza, a Pedra Furada é uma formação rochosa localizada a aproximadamente 4 km da vila de Jericoacoara. É um dos cartões postais da região. No mês de julho é possível ver o sol se por pelo buraco da pedra.



Praia de Guriú

Colônia de pescadores que fica entre Tatajuba e Jericoacoara. Tem seu canal de águas extremamente verdes e um cemitério de árvores de mangue cujas raízes aquáticas foram engolidas pela areia.



Revoada dos Guarás

A belíssima ave de nome guará, com sua plumagem vermelho vivo, poderá ser vista (dependendo das condições do dia) em grupos enquanto se empoleiram ao pôr do sol, num raro e inesquecível espetáculo.



Rio Preguiças

Nasce no povoado Barra da Campineira, em Anapurus e percorre mais de 120 km até desaguar no Oceano Atlântico em frente ao povoado de Atins. É a principal via fluvial do município de Barreirinhas e um dos principais pontos turísticos da localidade. Meio de vida e subsistência da maioria da população, sendo via de acesso para muitos povoados e comunidades ribeirinhas. Seu nome descende dos antigos Bichos Preguiças que viviam as suas margens.



Sangue

Povoado localizado à beira da MA-402 que liga Barreirinhas a São Luís. É utilizado como ponto de apoio para embarque e desembarque com destino a Santo Amaro, Barreirinhas ou São Luís.



Santo Amaro

Povoado descendente de Jesuítas, um padre chamado Amaro deu nome ao lugar. O povoamento se deu com o intercâmbio de culturas entre índios e mercadores oriundos de diversas partes do mundo e de negros trazidos como escravos. É um local ainda de pouca visitação se comparado a outros pontos turísticos da região dos Lençóis e, por isso, apresenta infraestrutura rústica e simples.



São Luís

São Luís é a capital do estado do Maranhão localizada no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Conhecida como São Luís do Maranhão, Capital Brasileira do Reggae e Patrimônio Cultural da Humanidade.



Tapuio (Casa de Farinha)

Localizado a quinze minutos de Barreirinhas via Rio Preguiças. Ali moram não mais que 150 famílias ou cerca de 500 pessoas. É nesta comunidade que José Maria Diniz, um morador local, administra uma Casa de Farinha, onde podemos ver o preparo da Farinha D´água que é feito a base da Mandioca (aipim).



Tatajuba

Situada no município de Camocim, Tatajuba é uma colônia de pescadores, rodeadas de dunas, lagoas de águas claras e pelo seu belo "braço" de mar.



Tratada de Cima

Povoado localizado à 8km de distância do Centro da cidade de Barreirinhas. É uma comunidade que vive da agricultura e do turismo servindo refeições em casas rústicas.



Vassouras

Fica localizada nos Pequenos Lençóis, primeira parada no Passeio do Rio Preguiças antes de Caburé. Lá vivem algumas famílias que dependem da pesca e do turismo para seu sustento.




Venturas Viagens

Venturas Viagens e Turismo

Rua Minerva, 268 - Perdizes
São Paulo - SP - CEP 05007-031
Fone: 11 3879-9494
E-mail: atendimento@venturas.com.br

Mídias Sociais

Nossos Parceiros