Jalapão

Pacotes para Tocantins

    • Jalapão

« voltar

Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão fica no estado do Tocantins, Região Norte do Brasil. Em seus 34 quilômetros quadrados destacam-se as dunas e o calor intenso, numa paisagem que poderia ser confundida com um deserto não fosse cortada por rios de águas cristalinas, praias fluviais de areias claras e muitas cachoeiras. A maior delas é a Cachoeira da Velha, com vinte metros de largura. Ela fica próxima a uma prainha que é ideal para a contemplação e o descanso dos que se aventuram pela região. Ainda desconhecido das rotas turísticas, e com baixíssima densidade demográfica, é possível visitar o Jalapão por dias sem avistar uma única pessoa. A principal fonte de renda da população nativa é o artesanato com o capim dourado, planta que só brota na região. De brilho intenso, é usado na fabricação de bolsas, bijouterias e peças de decoração.



Melhor época - Abril a Outubro

Sugestão Venturas - Aproveite o fato de que todos os voos para Palmas possuem escala ou conexão em Brasilia, e estique suas férias ficando mais alguns dias na mística e bela Chapada dos Veadeiros.


Cachoeira da Formiga

queda d´água que forma um poço paradisíaco de águas cristalinas.



Cachoeira da Velha

com sua imponente queda de 20 metros, é considera a maior cachoeira do Jalapão.



Cachoeira da Velha

duas quedas em forma de ferradura com 10 metros de altura e 100m de largura.



Cachoeira do Formiga

uma queda que forma uma piscina natural de águas cristalinas e de cor verde esmeralda.



Cânion Suçuapara

local refrescante em meio a aridez do cerrado, com suas águas que escorrem por uma fenda entre as rochas.



Canoagem no Rio Novo

um dos últimos rios de água potável do mundo. Seu fundo de areia forma belíssimas praias nas margens deste rio de águas puras e cristalinas.



Canoagem no Rio Novo

um dos últimos rios de água potável do mundo. Seu fundo de areia forma belíssimas praias nas margens deste rio de águas puras e cristalinas.



Comunidade da Mumbuca

localizada próximo do Parque Estadual do Jalapão, e onde é produzido o tão famoso artesanato de capim dourado.



Dunas

formadas por areias de quartzo de coloração dourada, as dunas são cercadas por imensos chapadões.



Dunas do Jalapão

Um cenário tanto inesperado quanto inesquecível, formado por enormes dunas de areia dourada (areia de quartzo), de até 30 metros de altura.



Fazenda do Seu Camilo

uma fazenda na exótica Serra do Gorgulho, composta por uma formação rochosa avermelhada, erodida pela ação do vento e das águas no decorrer dos anos, em meio a uma vegetação típica de cerrado.



Fervedouro

uma nascente de águas cristalinas onde é impossível afundar. Parece um oásis. Em meio à vegetação fechada, entre brejos e riachos, surge um lugar de rara beleza, cercado por bananeiras. Ao seu centro está um grande poço de água azul transparente - na verdade, a nascente de um rio subterrâneo. A água que brota das areias claras cria o fenômeno da ressurgência, que tornam impossível até o banhista mais persistente afundar.



Mateiros

cidade sede do Município de Mateiros.



Morro da Catedral

paredão composto por uma formação rochosa de arenito de rara beleza.



Poço do Fervedouro

um poço de água nascente cercado por bananeiras e com fundo de areia branca. Devido à pressão da água que nasce, é impossível afundar e teremos a sensação de realmente flutuarmos nas suas águas. Só são permitidos no máximo de 6 pessoas por vez no Fervedouro.



Rio Novo

Um dos últimos rios de água potável do mundo, de aparência totalmente cristalina. O Rio Novo chama a atenção também pela natureza selvagem que o envolve e pelas belas praias que se formam ao longo de suas margens. Nas águas do Rio Novo, é comum a prática do rafting. Mas há espaço para outros esportes radicais, como a canoagem, rapel, boia-cross (descida pelas corredeiras do rio em boia individual) e acquaride (em que o esportista fica de bruços em cima da boia).



Rio Sono

banha o estado do Tocantins, sendo o maior rio totalmente localizado no estado e deságua no Rio Tocantins.



Serra do Gorgulho

Possui várias formações rochosas e cânions, lembrando uma cidade de pedra, revestida por um manto verde de vegetação.



Serra Geral

principal divisor de águas do Brasil. Se estende de norte a Sul do País, a oeste ficam os rios Amazônicos e a leste os rios da Bacia do São Francisco.



Trilha do Mirante da Serra

local selvagem e misterioso possui vista panorâmica da região do Jalapão de onde poderemos também, ter uma noção de como se formam as famosas Dunas do Jalapão através das forças hídricas.




Venturas Viagens

Venturas Viagens e Turismo

Rua Minerva, 268 - Perdizes
São Paulo - SP - CEP 05007-031
Fone: 11 3879-9494
E-mail: atendimento@venturas.com.br

Mídias Sociais

Nossos Parceiros