Ilha de Páscoa

Pacotes para Chile

    • Chiloé

    • Atacama

« voltar

Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa é a porção de terra habitada mais distante de qualquer outro local povoado, e a distancia não é pequena: são 4.100 quilômetros até o Taiti e 3.700 quilômetros até o Chile. Hoje território chileno, ela foi descoberta pelos polinésios provavelmente no ano 1.000 d.C. Eles a batizaram de Rapa Nui, que quer dizer Ilha Grande em sua língua. Seus 170 quilômetros quadrados são o topo de uma cadeia de montanhas formadas há três milhões de anos por erupções vulcânicas que resultaram em paisagens deslumbrantes. Cavernas se abrem para o Oceano Pacífico e as praias são paradisíacas, com areia clara e banhadas por um cristalino mar azul. Um lago de água doce fica na cratera do vulcão Rano Kau, enquanto o Rano Raraku forneceu a matéria prima para a construção dos Moais, as esculturas gigantes que são símbolos da ilha e responsáveis pelo véu de mistério que a cerca. São 887 esculturas, com rosto humano e expressão fechada, que se espalham por toda a ilha. Todas estão posicionadas de costas para o mar, reforçando a crença de que os Moais seriam uma espécie de proteção a Rapa Nui nos tempos remotos. Com mais de 10 metros cada, e pesando até 30 toneladas, a dúvida que fica é: como elas foram transportadas e enterradas há tantos anos atrás?




Melhor época - Setembro a Maio

Sugestão Venturas - Aproveite que a Ilha de Páscoa está no meio do caminho entre Santiago e a Polinésia Francesa e passe mais alguns dias no paraíso. O Tahiti e todas as demais ilhas (118, agrupadas em 5 arquipélagos) possuem mar extraordinariamente transparente, com uma infinidade de plantas e peixes, e paisagem composta por montanhas,
vegetação exuberante e praias de areias brancas.


A rota do Tangata Manu

Duração: 2 a 3 horas (meio dia). Caminhando 2 a 3 horas. Trajeto: 7 km. Dificuldade: Fácil.



Ahu Tongariki

Maior plataforma da região com uma vista deslumbrante de 15 estátuas, que pesam em torno de 50 toneladas, as quais foram destruídas em maio 1960 por um tsunami.



AKIVI

Saída para um tour de meio dia (duração aproximada 2h30 a 3horas) para visitarmos a plataforma de Akivi e a caverna de Ana Te Pahu. Visitaremos também Puna Pau



Akivi

Grande plataforma com 7 Moais restaurados, todos de frente para o mar. Estas sete estátuas que representam os sete exploradores que vieram pela primeira vez à ilha para ver se era um bom lugar para o rei Hotu Matu´a.



Alturas do Poike

Duração: 4 a 4,5 horas (meio dia). Caminhando 3 a 4 horas. Trajeto: 8,5 km. Dificuldade: Média.



Ana Kai Tangata

Lugar onde os nativos antigamente se refugiavam em épocas de guerra, e saiam com suas embarcações para atividades no mar. Também encontraremos pinturas rupestres nesse local.



Ana Te Pahu

Também conhecida como caverna das bananas, a caverna onde a vida se desenrolou anteriormente para os Rapa Nui, tem aproximadamente 200 metros de comprimento e conta com vegetação dentro dela, e até mesmo fornos chamados de Umu Pae.



Ara o Te Moai, a Rota do Moai

Duração: 3 a 3,5 horas (meio dia). Caminhando 2,5 a 3,5 horas. Trajeto: 7 km. Dificuldade: Fácil.



Caminhada ao Hanga Oteo

Duração: 4,5 a 5,5 horas (meio dia). Caminhando 4 a 5 horas. Trajeto: 13,5 km. Dificuldade: Média.



Caminhada ao Te Miro Oone

Duração: 2,5 a 3 horas (meio dia) Caminhando 2 a 2,5 horas. Trajeto: 6,5 km. Dificuldade: Fácil.



De Ahu Te Peu a Hanga Roa

Duração: 2 a 3 horas (meio dia). Caminhando 1,5 a 2,5 horas. Trajeto: 6,5 km. Dificuldade: Fácil.



Em bicicleta ao Te Miro Oone

Duração: 2 a 3 horas de bicicleta (meio dia). Trajeto: 18 km. Dificuldade: Fácil.



Hanga Roa

nome da capital da Ilha de Páscoa, localizada na extremidade ocidental da Ilha, com população aproximada de 3 mil habitantes.



Orongo

situado acima da cratera a 300 metros sobre o nível do mar no extremo sudoeste da ilha nesse local são celebradas tradicionais cerimônias do Hombre Pajaro Tangata Manu. Poderemos apreciar mais de 10 pinturas rupestres esculpidas nas rochas na borda do penhasco, o que representa o deus Make Make, Tangata Manu e entre outras figuras.



Playa de Anakena

Uma das poucas praias que pode ser acessada. As demais são constituídas de rochedos e não possuem areia, diferente da Anakena que com suas areias brancas e coqueirais podemos encontrar duas plataformas. Um delas é com o Moai em melhor condição.



Puna Pau

Cratera Puna Pau, onde ele esculpiu o pukao arcos ou também conhecida como a pedra Moai. A partir daqui poderemos ter uma bela vista da cidade de Hanga Roa.



Subir ai Terevaka

Duração: 3 a 4 horas (meio dia) Caminhando 2 a 2,5 horas. Trajeto: 6 km. Dificuldade: Média.



Te Pito Kura

Localizada ao lado de um Moai ao qual ficava de pé. A pedra redonda que tem um magnetismo especial onde nem mesmo as bússolas dão o norte.



Te Pito o Te Henua, o Umbigo do Mundo

Duração: 3,5 a 4,5 horas (meio dia). Caminhando 3 a 3,5 horas.Trajeto: 9,5 km. Dificuldade: Fácil.



Vaihu

Local rodeado por colossais estátuas que se encontram tombadas de cara ao solo do lado de Akahanga, ruínas em estados naturais onde foi enterrado o primeiro rei da ilha de Páscoa.



Vinapu

Localizada a 5 km do centro urbano da ilha, na costa sul de Páscoa, essa plataforma com apenas dois Moais inteiros foi originalmente um local de cultos aos antepassados. O destaque fica por conta da estátua conhecida como Vinapu I, cujas técnicas para erguer suas paredes de pedra são comparadas as de Machu Picchu, sítio arqueológico situado no Peru.



Vulcão Rano Kau

o extinto vulcão impressiona pela beleza e a profundidade de sua cratera onde encontramos uma imensa lagoa de água fresca. Possui abundante vegetação, frutos e plantas utilizadas pelos Rapa Nui.



Vulcão Rano Raraku

Próximo à colina Poike, pedreira de onde foram tiradas pelos antigos Rapa Nui absolutamente todas as estátuas gigantes chamadas Moai da ilha. Aqui você pode ver as diferentes fases da construção dos Moais. Você ainda pode ver a maior estátua esculpida que tem uma altura de 20 metros e pesa 200 toneladas, a qual nunca foi separada da base do vulcão.




Venturas Viagens

Venturas Viagens e Turismo

Rua Minerva, 268 - Perdizes
São Paulo - SP - CEP 05007-031
Fone: 11 3879-9494
E-mail: atendimento@venturas.com.br

Mídias Sociais

Nossos Parceiros