Marrocos com guia brasileiro - Trekking nos Atlas e escalada do Tubkal

Pacote de Viagem para Baixa Estação

Viajar no Marrocos é uma experiência única. É um país de opostos... de um lado os Atlas, com montanhas nevadas e picos com mais de 4.000 m de altitude. No outro extremo, o deserto do Sahara, com seus oásis, camelos, altas temperaturas e dunas enormes. Uma mistura fascinante de tradição com uma recente modernização.
Neste roteiro, vamos conhecer Marrakesh, cidade ancestral com sua Medina, museus com fantástica arquitetura islâmica e vivenciar a rotina de um país com uma cultura muito diferente da nossa. Caminharemos pelos vales que circundam os Atlas, na região do povo Berbere. Veremos paisagens maravilhosas com o vermelho das rochas que afloram por todo os lados, contrastando com o verde das plantações de trigo e flores do campo e montanhas cada vez mais altas no horizonte. Passaremos por inúmeros vilarejos locais, cuja maneira de viver ainda permanece preservada e com pouca influência ocidental. Nossa jornada pelas montanhas termina com incrível experiência da ascensão da mais alta montanha dos Atlas e do norte da África, o Tubkal, com seus 4.160 m de altitude. Dos Atlas, viajaremos para o sul na direção do deserto do Sahara, o maior do mundo. Pôr do sol nas dunas, jantar a luz de velas sob o céu estrelado e pernoite em um típico acampamento nômade. A caminho nos hospedaremos em charmosos hotéis boutiques em estilo tradicional em pequenos vilarejos que usaremos como base para explorar o lindo interior do país.

1° Dia - Chegada a Marrakesh e transfer ao hotel
2° Dia - Marrakesh
3° Dia - Viagem em 4x4 e início do trekking - Marrakesh a Plateau du Yagor
4° Dia - Trekking - Plateau du Yagor a Tigfert
5° Dia - Trekking - Tigfert a Timichi
6° Dia - Trekking - Timichi a OukaimedenTrekking
7° Dia - Trekking - Oukaimeden a Tachdirt
8° Dia - Trekking - Tachdirt a Arhemd
9° Dia - Trekking - Arhemd ao Refúgio Neltner
10° Dia - Subida do Tubkal - Ait Souka
11° Dia - Caminhada a Imlil e viagem a Agdz
12° Dia - Agdz - M´Hamid e viagem de 4x4 a Erg Chegaga
13° Dia - Erg Chegaga - Ouarzazate
14° Dia - Ouarzazate - Marrakesh
15° Dia - Transfer para o aeroporto e retorno ao Brasil

PACOTE DE VIAGEM DETALHADO PARA MARROCOS

1° Dia - Chegada a Marrakesh e traslado ao Hotel Tichka Salam (4*).

2° Dia - De manhã, pequeno passeio pela Medina de Marrakesh, com sua infinidade de lojas. Visita à Medersa Ali ben Youssef e ao Museu de Marrakesh, maravilhosos exemplos da arquitetura islâmica. Tarde livre para explorar a Medina. Entendemos que a melhor forma de conhecer este enorme labirinto de ruelas repletas de lojas vendendo de tudo um pouco é sozinho ou em pequenos grupos. Por isso deixamos esta tarde sem acompanhamento de guias. Porém, se você preferir ter um guia para este passeio, por favor, consulte-nos (opcional).

3° Dia - Marrakesh a Plateau du Yagor - Sairemos bem cedo pela manhã para uma viagem em carro 4x4 de aproximadamente 3 horas de duração até o início do trekking. Caminhada pela manhã de 5 horas de duração. Subiremos aproximadamente 650 m, passando por pequenos vilarejos de pastores com casas feitas de arenito vermelho e campos de trigo e cevada, até alcançarmos o platô onde avistaremos pela primeira vez as montanhas dos Atlas. Pausa para almoço e descanso. Caminhada de 3 horas pelo platô até o local de camping a 2.150 m de altitude, ao lado de um lindo riacho.

4° Dia - Plateau du Yagor a Tigfert - Pela manhã, caminhada de 5 horas de duração, descendo pelo platô. Passaremos por uma maravilhosa garganta de arenito vermelho, com cachoeiras e vista do vale. Almoço ao final da descida. Após o descanso, caminhada de aproximadamente 3 horas de duração. O início terá uma subida íngreme de aproximadamente 300 m, passando por incríveis formações de rocha, até chegarmos em um vilarejo. Depois, subida gradual até o local de camping, a 1.715 m de altitude.

5° Dia - Tigfert a Timichi - Caminhada pela manhã de aproximadamente 5 horas. caminhoflores. Subida leve, com vista das montanhas, cada vez maiores, com picos entre 3.000 e 4.000 m de altitude. Passaremos por vários vilarejos pelo caminho. Descida gradual, com vista do vale. Almoço. Depois do descanso, caminhada de 2 horas até o camping (1.815 m de altitude), próximo a um vilarejo.

6° Dia - Timichi a Oukaimeden - Caminhada de 7 horas de duração. Neste dia, teremos nosso primeiro passo alto, a aproximadamente 2.900 m de altitude. A subida será gradual no início, passando por alguns vilarejos pelo caminho. Depois dos vilarejos, a subida se torna mais íngreme, fazendo um zig-zag pela encosta do morro. Vista incrível de todo o vale e das montanhas. Faremos uma pequena pausa durante a subida, para lanche e descanso. Após o passo, desceremos pelo outro lado do vale (400 m) até chegarmos ao acampamento, a 2.475 m de altitude, onde teremos um almoço tardio. Descanso à tarde.

7° Dia - Oukaimeden a Tachdirt - Caminhada de 5 horas de duração. Seguiremos pela estrada, até a estação de esqui que funciona durante o inverno. Pegaremos a trilha que segue na direção do vale. Teremos nosso segundo passo alto, a 2.800 m de altitude. A subida é gradual no início, tornando-se mais íngreme conforme subimos. Chegando no passo, teremos uma vista maravilhosa das montanhas e de todo o vale. Faremos um lanche e, após o descanso, iniciaremos a descida, passando por vários vilarejos até o nosso acampamento, onde faremos nosso almoço tardio. Tarde livre para descanso (altitude aproximada de 1.900 m).

8° Dia - Tachdirt a Arhemd - Caminhada de 6 horas de duração. Desceremos até o fundo do vale, cruzando o riacho e iniciaremos a subida em direção ao nosso terceiro passo alto a 2.200 m de altitude. Faremos uma parada para descanso e um lanche. Desceremos até o fundo do vale pelo meio de árvores, até chegarmos a um vilarejo. De lá, caminharemos por uma trilha alternativa que passa pelo aqueduto local até chegarmos à entrada do parque do Tubkal. Linda vista das montanhas e, pela primeira vez, do Tubkal. Após 40 minutos de subida gradual, chegamos no nosso acampamento, onde almoçaremos. Tarde livre para descanso.

9° Dia - Arhemd ao Refúgio Neltner - Caminhada de 4 horas de duração. Subida gradual, caminhando ao lado do rio. Vista maravilhosa das montanhas, já bastante próximas. Chegaremos no refúgio (3.100 m de altitude) para o almoço. Este dia será mais leve, para que tenhamos tempo para descansar e nos preparar para a subida do Tubkal no dia seguinte.

10° Dia - Refúgio Neltner - Tubkal - Ait Souka - Acordaremos às 4 horas da manhã e após o café da manhã iniciaremos nossa escalada do Tubkal, a 4.167 m de altitude. Serão aproximadamente 5 horas até o cume. A subida terá inclinação variada, sendo mais íngreme no início e próximo ao cume. Em outubro, a montanha não tem neve, ao contrário de maio, onde a escalada é feita usando-se crampons. Durante toda a escalada teremos um visual magnífico das montanhas e de todo o vale. Após algum tempo no cume, que deverá variar dependendo das condições climáticas que teremos no dia, iniciaremos nossa descida em direção ao refúgio, que levará em torno de 3 horas. No refúgio, almoçaremos e após um merecido descanso, desceremos em direção ao nosso acampamento.

11° Dia - Ait Souka - Imlil - Agdz - Caminhada de retorno, descendo até Imlil, a 2.600 m de altitude. Nesse vilarejo, teremos um mini-ônibus nos aguardando. Viajaremos até Agdz, seguindo na direção do Sahara, onde ficaremos em um confortável e charmoso hotel (Dar Qamar www.locsudmaroc.com/) em estilo local para o merecido descanso.

12° Dia - Agdz - Mhamid - Chegaga - Passaremos a manhã em Agdz, para descansarmos do dia de cume do Tubkal. Após o almoço seguiremos viagem para M´Hamid, última cidade antes do deserto do Sahara. Após um lanche, viajaremos de 4x4 pelo meio do Sahara até o nosso acampamento, nas dunas de Chegaga. Chegaremos no final da tarde, com tempo para caminhada pelas dunas e pôr-do-sol no deserto. No Marrocos existem dois ergs , enormes conjuntos de dunas com quilômetros de extensão e dunas com em alguns lugares centenas de metros de altura. O erg Chegaga é o mais afastado dos dois exigindo uma viagem de duas horas em veículos fora de estrada. Com isso ele é muito menos visitado e mais tranqüilo o que condiz com a experiência de se assistir ao deslumbrante por do sol nas dunas. São 45 quilômetros de dunas douradas!

13° Dia - Chegaga - Iriki - Foum Zquid - Ouarzazate - Acordaremos um pouco antes do nascer do sol, para um pequeno passeio a camelo pelas dunas. Após o café da manhã, cruzaremos os platôs Oued Namm e Laatache e passaremos por uma região maravilhosa de dunas. Encontraremos então a trilha para Ouarzazate, onde passaremos a noite em um tradicional riad.

14° Dia - Ouarzazate - Marrakesh - Depois do café da manhã, seguiremos em direção a Marrakesh. No caminho, iremos visitar dois importantes Kasbah: o Kasbah of Ait Ben Haddou, um magnífico exemplo da arquitetura do sul do Marrocos, e o Kasbah of Telouet, que fica numa antiga rota de caravanas. Passaremos a noite em nosso hotel em Marrakesh.

15° Dia - Transfer ao aeroporto e retorno ao Brasil.

O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A NOSSA VONTADE.


Somente terrestre a partir de Marrakesh

Preços por Pessoa em Euro

HospedagensTriploDuploSingleCHD
Grupo mínimo de 8 pessoas-2.800,00--


Adicional Aéreo sem taxas de embarque (valor de referência)

Preços por Pessoa em Euro

Companhia Aéreaa partir de
Iberia *** SP / MARRAKESH / SP - Tarifa aérea em US$1.821,00


Serviços adicionais

Preços por Pessoa em Euro

DescriçãoTriploDuploSingleCHD
Adicional de Single - Involuntário*--300,00-
Adicional de Single - Voluntário**--600,00-
Affinity Seguro Viagem, plano Affinity Esporte 50 - EM US$--136,00-


* * Adicional Single Involuntário - Conforme os clientes forem se inscrevendo na viagem serão feitos pares para a divisão de quartos. Caso, ao final do período de inscrição alguém fique sem par, esta pessoa terá de pagar um adicional de single. ** Adicional Single Voluntário - Caso a pessoa escolha ficar em quarto individual independente do número de participantes. As tarifas aéreas utilizadas para cálculo dos valores acima estão sujeitas a restrições relativas a endosso, remarcação, reembolso, validade para programas de fidelidade das cias aéreas e prazo de emissão, muitas vezes imediato, e são passíveis de variações de acordo com a política de preços da companhia aérea. Preços de terrestre e adicionais em EURO por pessoa, válidos para a saída mencionada no roteiro, para grupo mínimo de 8 pessoas. Preços de aéreo e seguro em Dolar, por pessoa. Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio. Todos os preços serão convertidos para o Real utilizando câmbio do dia do pagamento. O cambio de referência a ser utilizado na conversão é o dólar exposto no site www.venturas.com.br


O programa inclui

- Acomodação no hotel citado ou similar, em quartos duplos, com café da manhã;
- Ingressos e passeios especificados;
- Transporte especificado no roteiro;
- Acompanhamento de guia da Morgado Expedições a partir de Marrakesh;
- Alimentação completa durante o trekking e durante a estadia no acampamento no Sahara (jantar e café da manhã);
- Equipe de apoio com muleiros, mulas e guias locais.
- Brinde Venturas


Não inclui

- Voos internacionais e taxa de embarque (aproximadamente U$ 266,00);
- Alimentação fora do trekking;
- Bebidas engarrafadas durante o trekking;
- Vistos ou gorjetas;
- Qualquer item não citado acima.


Hospedagem

Em Marrakesh - confortável hotel 4* em estilo marroquino com uma agradável piscina para descansarmos nas tardes quentes
Durante o trekking - teremos barracas de montanha para duas pessoas (barracas individuais são disponíveis com um preço extra).
No Sahara - dormiremos em amplas barracas (com camas) dispostas em círculo ao redor de uma fogueira com a areia coberta por tapetes.
Nos demais lugares - dormiremos em charmosos hotéis boutique em estilo berbere com piscina.


Transporte

Sugestão de trecho aéreo São Paulo / Marrakesh / São Paulo com a Iberia:
Guarulhos / Madri - 15h10 / 06h20
Madri / Marrakesh - 11h55 / 13h00
Marrakesh / Madri - 13h45 / 16h40
Madri / Guarulhos - 00h35 / 06h20


Seguro

Seguro Saúde/Viagem da Affinity Seguro Viagem, plano Affinity Esporte 50, conforme cober... (clique para ver as condições)


Guia

Inclui acompanhamento do guia brasileiro Aguinaldo Gomes, da equipe Morgado Expedições, a partir de Marrakesh, para grupos a partir de 08 pessoas.


Informações Úteis


* Obrigatório passaporte com validade mínima de 6 meses contados a partir da data de embarque.
* Brasileiros necessitam de visto para o Marrocos. Ele pode ser emitido na chegada ao país e é gratuito.
* É obrigatória a apresentação do cartão de vacinação internacional contra a febre amarela. A vacina deve ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência da data de saída da viagem. Como a vacina pode causar reações, consulte o seu médico antes de se vacinar. http://www.anvisa.gov.br/viajante/


Parcelamento em cheques: 5 x sem juros
(Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica; Não aceitamos cheques de contas com menos de 6 meses da abertura)

Parcelamento em cartão de crédito:
Visa ou Mastercard: 40% entrada em cheque ou dinheiro + 3 parcelas iguais no cartão
Amex: 40% entrada em cheque ou dinheiro + 2 parcelas iguais no cartão
*cartões devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil.
*a primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura.

Venturas Viagens

Venturas Viagens e Turismo

Rua Minerva, 268 - Perdizes
São Paulo - SP - CEP 05007-031
Fone: 11 3879-9494
E-mail: atendimento@venturas.com.br Certificações Venturas

Mídias Sociais

Facebook Venturas Twitter Venturas Youtube Venturas Instagram Venturas