Indonésia - Ilhas do Sudoeste - Válido até Março 2018


A ilha de Bali é a mais famosa e turística da Indonésia. Localizada no arquipélago de Sonda, a 3Km da Ilha de Java, Bali é considerada a joia das 17.000 ilhas que a Indonésia possui. Mística e mágica, cheia de praias deslumbrantes com areia branca no sul, e areia preta vulcânica no norte do país, encantam desde banhistas a surfistas profissionais de todo o mundo. A ilha também é envolvida com outras maravilhas naturais como os cinematográficos campos de arroz, pontos de mergulho de "tirar o fôlego" devido a riqueza da vida marinha da região, vulcões que proporcionam vistas belíssimas, além de inúmeros templos exóticos, e uma rica e intrigante cultura superada apenas pela simpatia de seu povo encantador.
A maioria da população balinesa é hindu, mas há uma pequena quantidade de muçulmanos, sobretudo na costa. A religião faz parte da essência de Bali e desperta a curiosidade. Todos os dias os balineses preparam oferendas para os deuses. Enfim, Bali com sua cativante e hipnótica beleza oferece opções de passeios para todos os gostos.
Além de Bali, nosso objetivo nesse roteiro é conhecer outras ilhas da Indonésia como Ilhas Gili (Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air), três ilhotas que ficam na costa noroeste de Lombok e possui tudo que um bom arquipélago tem de ter: areia branquinha, mar azul piscina e pôr do sol incrível.
Também faremos uma parada na Ilha de Flores, dona do vulcão e lago Kelimutu, que possui cores impressionantes. Além de explorarmos a Ilha de Komodo, que tem a grande atração, além da Praia Rosa devido a cor da sua areia, o lagarto pré-histórico com quase 3 metros de comprimento, conhecido como Dragão de Komodo. Nosso conselho, faça suas malas e venha conferir!

DIFERENCIAL: Oferecer um roteiro realizado em sua maioria em formato privativo, o que garante melhor e maior atenção e flexibilidade durante a sua viagem. Possuir uma equipe de atendimento capacitada para entender e atender as necessidades individuais de cada cliente, oferecendo um leque com as melhores opções para quem quer prolongar a viagem pela Indonésia ou seguir para outros países da Ásia.

Legenda para refeições: C - café da manhã / A - almoço / Lt - lanche de trilha / J - jantar

1º dia - SEMINYAK (BALI) - Pernoite em Seminyak.
2º dia - SEMINYAK - PRAIAS DO SUL, TEMPLO PURA LUHUR ULUWATU (C,A,J) - Passeio de dia inteiro pelas praias do sul de Bali: Dream Land, Padang-Padang, Blue Point e Green Ball. No final da tarde contemplação do por do sol no Templo Pura Luhur Uluwatu. Pernoite em Seminyak.
3º dia - SEMINYAK - TEMPLO PURA TANAH LOT E ULUN DANU BRATAN, TERRAÇO DE ARROZ E FLORESTA DOS MACACOS - UBUD (BALI) (C,A) - Passeio de dia inteiro iniciando com a contemplação do por do sol no Templo Pura Tanha Lot . Em seguida visita ao Templo Ulun Danu Bratan. Após, visita aos terraços de arroz de Jatiluwih e Floresta dos Macacos. Pernoite em Ubud.
4º dia - UBUD - MONTE BATUR, TEMPLO PURA BESAKIH E PURI SHARON (C,A,J) - Passeio de dia inteiro visitando o vulcão Mount Batur e os templos Pura Besakhi e Puri Sharon, com show de dança Barong. Pernoite em Ubud.
5º dia - UBUD - GILI TRAWANGAN ISLAND (LOMBOK) (C) - Pernoite em Gili Trawangan.
6º dia - GILI TRAWANGAN ISLAND - GILI AIR E GILI MENO (C) - Pernoite em Gili Trawangan.
7º dia - GILI TRAWANGAN ISLAND (C) - Dia livre. Pernoite em Gili Trawangan.
8º dia - GILI TRAWANGAN ISLAND - SEMINYAK (BALI) - Pernoite em Seminyak.
9º dia - SEMINYAK / ENDE - VILA WOLOTOPO - MONI (FLORES) (C,J) - Voo Bali / Ende (cidade da Ilha de Flores - não incluso). Passeio pela vila de Wolotopo, para conhecer a tribo Lio. Pernoite em Moni.
10º dia - MONI - VULCÃO E LAGOS KELIMUTU, MERCADO NDUARIA, PRAIA PENGGAJAWA E ÁGUAS TERMAIS DE MANGERUDA - BAJAWA (C,A,J) - Por do sol no topo do vulcão Kelimutu, para observar as 3 cores do lago Kelimutu. Café da manhã no hotel e traslado para Bajawa com paradas no caminho. Pernoite em Bajawa.
11º dia - BAJAWA - VILA BENA, LAGO RANAMESE E LIANG BUA - RUTENG (C,A,J) - Pela manhã visita ao vilarejo Bena. À tarde visita ao lago Ranamese, as escavações de Liang Bua. Pernoite em Ruteng.
12º dia - RUTENG - VILA PU´U E CARA - CAVERNA BATU CERMIN - LABUAN BAJO (C,A,J) - Visita ao vilarejo de Ruteng Pu´u. Após, traslado até o vilarejo de Cara e no período da tarde chegada em Labuan Bajo, com visita as cavernas de Batu Cermin. Pernoite em Labuan Bajo.
13º dia - LABUAN BAJO - DRAGÕES DE KOMODO E PRAIA ROSA - LABUAN BAJO (C,A,J) - Embarque em barco para a Ilha de Komodo, onde se encontram os famosos dragões de Komodo. No retorno a Luang Bajo, parada para visitar a Praia Rosa. Pernoite em Luang Bajo.
14º dia - LABUAN BAJO / JIMBARAN (BALI) (C) - Voo Lubuan Bajo / Bali (não incluso). Pernoite em Jimbaran.
15º dia - JIMBARAN (C)

PACOTE DE VIAGEM DETALHADO PARA A INDONÉSIA

1º dia - SEMINYAK (BALI) - Chegada em Denpasar, região onde está localizado o aeroporto internacional da Ilha de Bali. Recepção e traslado para o hotel, localizado na região costeira de Seminyak. Final da tarde livre e pernoite em Seminyak.

* Bali - A ilha de Bali pode parecer apenas outro destino turístico popular, mas pelo contrário, é impossível não ser tocado por certa magia da "Ilha dos Deuses". Possui aproximadamente 5.620Km² e é uma ilha predominantemente hindu. Bali é uma das 17.000 ilhas da Indonésia, integrante das Pequenas Ilhas de Sonda e encontra-se entre as ilhas de Java, a oeste, e Lombok, a leste. A capital provincial é Denpasar, região onde está localizado o aeroporto internacional de Bali, o qual leva o mesmo nome da capital. Bali foi povoada antes da Idade do Bronze, por volta de 300 a.C.. Marco Polo, um italiano, foi o primeiro europeu a chegar a Bali em 1292. Após alguns anos, os portugueses chegaram à ilha e depois os holandeses. Em 1597, ocorreu a primeira expedição holandesa que foi comandada por Cornelius Houtman, onde grande parte da tripulação recusou-se a voltar para a Holanda e passou a viver em Bali. No início do século XIII, Bali já era colônia holandesa, e substituíra os portugueses no comércio. Esta colonização ocidental não foi pacífica e houve ao longo dos anos massacres e atentados inclusive em 2005. Isso resume a grande influência europeia em Bali.

* Seminyak - Região localizada a 10.5Km do aeroporto internacional, na costa oeste de Bali, a norte de Kuta e Legian. É uma área que tem nas suas ruas, um mix de turistas e população local, hotéis e residências, motos, carros e pessoas passeando a pé, spas luxuosos, bares, lojas e restaurantes. Podendo ser considerada a Ipanema de Bali.

2º dia - SEMINYAK - PRAIAS DO SUL, TEMPLO PURA LUHUR ULUWATU (C,A,J) - Saída cedo do hotel para um dia de passeios pelas praias do sul de Bali, como: Dream Land, Padang-Padang, Blue Point e Green Ball (61Km de percurso, passando por todas essas 4 praias de carro). No final da tarde, visita ao Templo Pura Luhur Uluwatu (18Km - aproximadamente 1 hora de carro), para a contemplação do por do sol e apresentação da dança típica Kecak. O jantar será servido na praia de Jimbaran (6Km - 45 minutos de carro). Pernoite em Seminyak.

* Praias do Sul - As praias de Uluwatu, Padang Pagang, Blue Point e Green Ball são as mais belas praias de Bali (além de algumas outras também localizadas ao sul da ilha). Estão todas na Península de Bukit, no Sul de Bali, uma ao lado da outra, pedacinhos de areia incrustadas nos pés dos penhascos, com um visual incrível do mar e dos surfistas domando as ondas. Os acessos são sempre por escadarias, umas mais longas e outras menos. Assistir os surfistas é um show à parte e a melhor época para o surf é de Abril a Setembro, época de seca e que tem as maiores ondas. Em todas elas as barreiras de corais, onde quebram as ondas são distantes da praia, e assim se divide o mar: ao fundo o show dos surfistas e pertinho da praia, deliciosas piscinas naturais.

* Templo Pura Luhur Uluwatu - Um dos templos mais antigos, com origem que data do século X, e em meio a um cenário espetacular, o Templo de Uluwatu está localizado no alto de uma falésia na borda de um platô de 250 pés (aproximadamente 76m de altura), acima das ondas do Oceano Índico. Esculpido em pedra de coral negro o templo de Uluwatu tem uma das mais belas vistas para o Mar de Java. Dedicado aos espíritos do mar, o famoso Templo Pura Uluwatu Luhur é uma maravilha arquitetônica, e é um local popular para ver o por do sol. O local é também um dos kayangan jagat (ou "templos direcionais") da região. De acordo com o hinduísmo, esses templos têm a função de proteger Bali contra os maus espíritos.
Obs: Os macacos que ficam soltos no templo são agressivos. É sempre bom evitar o contato, e tomar cuidado com óculos, câmera, bolsas, etc. Os bichos ficam todos soltos e são muitos.

* Jimbaran - É nessa praia que é servido o famoso churrasco de frutos do mar. O cenário é inesquecível: uma praia de areia branca e quase deserta, mesas à beira mar com toalhas esvoaçantes e peixes frescos com lagostas e camarões servidos em folha de bananeira.

3º dia - SEMINYAK - TEMPLO ULUN DANU BRATAN E PURA TANAH LOT, TERRAÇO DE ARROZ E FLORESTA DOS MACACOS - UBUD (BALI) (C,A) - Passeio de dia inteiro iniciando com a contemplação do nascer do sol no Templos Ulun Danu Bratan e Pura Tanha Lot. Após, traslado em direção a Ubud, cidade que se localiza no centro da Ilha de Bali. Parada para visitar aos terraços de arroz de Jatiluwih e a Floresta dos Macacos. Pernoite em Ubud.

* Templo Ulun Danu Bratan - Localizado junto à margem ocidental do lago a 1.239m, é um dos mais pitorescos e bonitos templos em Bali. O templo é dedicado a Dewi Danu, a deusa do lago e os peregrinos vêm prestar homenagem, para garantir colheitas abundantes.

* Templo Pura Tanah Lot - Outro templo importante de Bali, que erige numa enorme rocha cercada pelo mar. Conta-se localmente que a obra foi feita pelo padre Nirartha no século XV, durante as suas viagens ao longo da costa sul de Bali. Chegando a região, o padre que viu o belo cenário da ilha e resolveu descansar na mesma, mais tarde em conversa com os pecadores locais disse-lhes para construírem um santuário pois sentia que aquele era um lugar santo. O templo é um dos sete templos de mar da costa de Bali e acredita-se que cobras marítimas venenosas protegem o templo de espíritos malignos e intrusos.
Obs: Apenas os adoradores da religião hindu são autorizados a entrar no templo.

* Terraço de Arroz - O arroz em Bali é muito mais do que um simples alimento. Faz parte da cultura balinesa e há todo um ritual para o seu plantio e colheita. A plantação é feita em forma de terraço (rice terrace), para que a água flua naturalmente do topo da colina até a área inferior. O resultado é quase uma obra de arte. Jatiluwih, é a região onde se localiza alguns dos arrozais mais famosos de Bali. Aproveite para conversar com os produtores e entender os detalhes do plantio do arroz, além de caminhar pelo arrozal para explorar de perto sua arquitetura diferenciada.

* Ubud - Cidade que fica localizada no meio da Ilha de Bali. Região onde se tem muitos terraços de arroz, Ubud não é encantadora por causa de suas praias ou vida noturna, mas sim pelas artes, música, arquitetura e dança. Devido a isso, Ubud é conhecida como o centro das artes e vem atraindo e cultivando o talento artístico desde quando a família aristocrática no final do século XIX, fez de Ubud sua sede. Diversos intelectuais e artistas ocidentais visitam a região desde 1930, o que acabou fornecendo um estímulo para a arte local, introduzindo novas técnicas, ideias e influências. Foi dessa forma que a cultura balinesa começou a ser promovida em todo o mundo. E mesmo a cidade tendo passado por enorme desenvolvimento, ainda é bonita e descontraída. Hoje com cerca de 30.000 pessoas, sua população se divide no centro e nos vilarejos que cercam a cidade.

* Floresta dos Macacos - A Floresta dos Macacos de Ubud é uma área destinada ao culto hindu balinês e todos os aspectos do local possuem um significado sagrado, como as árvores, os templos e até mesmo os macacos. O local é também um centro de pesquisas onde os visitantes podem aprender um pouco mais sobre os macacos e algumas das 115 espécies de árvores. Propriedade da aldeia de Padangtegal, uma das comunidades de Ubud, a área também é conhecida como Floresta dos Macacos de Padangtegal. A Floresta dos Macacos é bem agradável de passear e se aventurar para ver a macacada dentro da floresta densa, cheia de riacho, figueiras de bengala, antigas termas e templos hindus.
Obs: Estes macacos não são agressivos (no templo de Uluwatu, sim!). Mas sempre é bom tomar cuidado com óculos, câmera, bolsas, etc. Os bichos ficam todos soltos e são muitos, é bem comum ver eles também por vários locais da cidade.

4º dia - UBUD - MONTE BATUR, TEMPLO PURA BESAKIH E PURI SHARON (C,A,J) - Passeio de dia inteiro para visitar o vulcão Monte Batur. No meio do passeio será feita uma parada para conhecer o processo de produção do café Kopi Luwak, no Vale Pakerisan River (40Km - aproximadamente 2 horas de carro). Visita aos templos Pura Besakhi (20Km - aproximadamente 1h50 de carro) e Puri Sharon (48Km - aproximadamente 2h30 de carro), onde será servido o jantar seguido de um show com danças típicas locais, chamadas Barong e Legong. Pernoite em Ubud.

* Monte Batur - Também conhecido localmente como Gunung Batu, o vulcão está ativo até hoje e fica localizado ao lado do Lago Batur. Devido isso, é possível se ver a fumaça saindo do meio das pedras. E para quem faz o trekking ao topo do vulcão, a adrenalina aumenta ao chegar próximo da cratera.

* Café Luwak - Famoso café balinês Kopi Luwak, considerado o café mais caro do mundo, a produção do Kopi Luwak é bastante peculiar. Os grãos do café são recolhidos das fezes do Luwak, um animal que vive na Indonésia. Só então é cuidadosamente lavado, secado e torrado. Dizem que as enzimas do aparelho digestivo desse animal provocam uma transformação do grão, deixando o café com um gosto especial e diferenciado. Quem quiser experimentar, há degustação no local (a partir da segunda degustação, será cobrado localmente o valor do café).

* Templo Pura Besakhi - Conhecido também como Templo Mãe, o templo fica localizado nas encostas da montanha vulcânica "Monte Agung", principal vulcão de Bali a leste da cidade com cerca de 1.000m. O Templo Pura Besakhi também é considerado o maior e mais sagrado templo de Bali, já que é um complexo composto de vinte e dois templos que se sentam em sulcos paralelos, templos estes dedicados às castas e à trindade hindu. Têm uma série de terraços e lances de escadarias que levam até pátios e passagens chegando à torre principal da estrutura, ou centro simbólico que se chama Pura Penataran Agung. Todo o complexo está alinhado ao longo de um eixo único, construído para conduzir o espiritual para cima e para mais perto do topo da montanha que é considerada sagrada.
Obs: Não é possível entrar na maioria dos templos do complexo (exceto quando acontece um ritual, paramentado segundo a tradição).

* Templo Puri Sharon - Templo construído com suas formas no estilo tradicional de Bali, onde se é realizado apresentações de danças típicas como o Barong e Legong.
Obs: As apresentações ocorrem diariamente (à exceção de sexta-feira, quando não há espetáculo), às 18h00 e têm duração de 45 minutos. É importante chegar cedo para sentar nos melhores lugares e dê preferência para assistir ao espetáculo e depois jantar, pois as mesas do restaurante não ficam muito próximas do palco.

* Barong e Legong - São as danças típicas balinesas. Movimentos suaves, olhares marcantes e coreografias cheias de detalhes tornam as danças bem especiais.

5º dia - UBUD - ILHA DE GILI TRAWANGAN (LOMBOK) (C) - Pela manhã embarque em "speed boat" até a Ilha de Gili Trawangan (aproximadamente 2h50), cruzando o estreito de Bali. Desembarque no píer, e recepção de boas vindas. Traslado de "Cidomo" (pequena charrete puxada por cavalos usados nas Ilhas Gili e na Ilha de Lombok) até o hotel. Restante do dia livre. Pernoite na Ilha de Gili Trawangan.

* Ilhas Gili - São 3 ilhotas paradisíacas: Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air. Localizam-se na costa noroeste da Ilha de Lombok e, são verdadeiramente um destino ideal para quem está em busca de uma fuga em região tropical.

* Ilha de Gili Trawangan - Mais conhecida por Gili T, é a mais agitada das 3 ilhas e também a maior. Toda a volta na Ilha dá menos de 10 km. Sem veículos motorizados (só bike e charretes), a Ilha de Gili Trawangan é dona de um mar azul, cheia de pontos de mergulho, comida boa e festa todos os dias.

6º dia - ILHA DE GILI TRAWANGAN - GILI AIR E GILI MENO (C) - Passeio de dia inteiro pelas Ilhas Gili vizinhas, Air e Meno, para explorar as ilhas e aproveitar os pontos de mergulho. Pernoite na Ilha de Gili Trawangan.

* Gili Air - É a mais próxima do continente e é a mais povoada das 3 ilhas.

* Gili Meno - É a menor ilha e, com apenas alguns moradores, ela tem a sensação de ser uma ilha bem mais remota do que já é.

7º dia - ILHA DE GILI TRAWANGAN (C) - Dia livre. Pernoite na Ilha de Gili Trawangan.

8º dia - ILHA DE GILI TRAWANGAN - SEMINYAK (BALI) - Após café da manhã, retorno de "speed boat" para Seminyak, região costeira da Ilha de Bali. Pernoite em Seminyak.

9º dia - SEMINYAK / ENDE - VILA WOLOTOPO - MONI (FLORES) (C,J) - Traslado ao aeroporto para embarque à Ende, cidade onde fica situado o aeroporto da Ilha de Flores. Recepção e durante o traslado até Moni visita a vila de Wolotopo (46Km - aproximadamente 02h50), para conhecer a tribo Lio. Chegada no período da tarde no Eco-Lodge de Moni (10Km de estrada de asfalto - 01h00 de traslado), que possui vista para o lago Kelimutu. Pernoite em Moni.

* Ilha de Flores - é uma ilha que faz parte das Pequenas Ilhas de Sonda, um arco insular com uma área estimada de 14.300Km² estendendo-se para leste da Ilha Java. Flores está também localizada à leste da famosa Ilha de Komodo, que habita os dragões de Komodo.

* Vila Wolotopo - aldeia grande e construída em uma encosta íngreme. Habitada pela tribo Lio, que mantém fortemente a cultura da sua tribo nas construções de suas casas. Estas casas não são apenas uma relíquia da história dessa tribo, mas são também ainda habitada por várias famílias da tribo Lio. Passeando ao redor da aldeia, é possível ter uma ideia das atividades diárias locais - sobretudo tecelagem, que é praticada a base econômica de todos os lares.

* Moni - é um pequeno vilarejo rural da Ilha de Flores, cercado de plantações de arroz. É a partir desse vilarejo que saem as expedições para escalar o vulcão Kelimutu e de onde se tem uma vista espetacular dos três lagos que ficam no interior das crateras.

10º dia - MONI - VULCÃO E LAGOS KELIMUTU, MERCADO NDUARIA, PRAIA PENGGAJAWA E ÁGUAS TERMAIS DE MANGERUDA - BAJAWA (C,A,J) - Em torno das 04h30 da manhã, saída de carro até a base do vulcão Kelimutu (45 minutos de carro). Caminhada através da floresta até chegar ao topo do vulcão Kelimutu (1,5Km - 30 minutos de caminhada), para contemplação do por do sol e das cores que os lagos Kelimutu possuem. Retorno ao hotel e traslado até Banjawa. Durante o caminho parada para conhecer o mercado de frutas Nduaria (75 minutos), a praia Penggajawa (aproximadamente 02h50) e, observar os terraços de arroz de Detusoko. Já próximo de Bajawa (03h50 de traslado), parada para desfrutar das águas termais de Mangeruda. Pernoite em Bajawa.

* Vulcão Kelimutu - o vulcão fica dentro de um parque nacional e tem 1.690 metros de altura, próximo do vilarejo de Moni.

* Lagos Kelimutu - são três lagos situados no topo do mesmo vulcão, um ao lado do outro, chamam a atenção por terem cores diferentes, e que mudam de tempos em tempo. Eles ficam no Vulcão Kelimutu, situado na ilha de Flores. Ganharam fama internacional depois que um alemão descobriu o lugar em 1915 e escreveu sobre o estranho fenômeno. A mudança de cores é imprevisível. Azul, verde e preto são comuns, mas há épocas em que eles adquirem os tons vermelho ou branco. Os lagos recebem o mesmo nome do vulcão -- Kelimutu, que significa "o lago fervente". Mas cada um foi batizado com um nome pela população local, que acredita que eles abrigam espíritos de mortos. O lago mais ocidental se chama Tiwu Ata Mbupu, que significa "o lago das pessoas velhas". O do meio se chama Tiwu Nuwa Muri Koo Fai, ou "o lago para os jovens". E o mais a leste se chama Tiwu Ata Polo, ou "o lago para os espíritos ruins".

* Mercado Nduaria - mercado local, onde é possível provar algumas frutas típicas da Ilha de Flores.

* Praia Penggajawa - localizada na costa sul da Ilha de Flores, no vasto arquipélago da Indonésia. A praia é de areia preta vulcânica coberta de pedras azuis e pretas.

* Águas termais de Mangeruda - Mangeruda são nascentes de água quente, onde é possível tomar banho e desfrutar da água quente que flui de um rio sob a sombra de coqueiros. Acredita-se que essas águas tem efeito curativo para aqueles que sofrem de doenças da pele.

* Bajawa - é uma área remota, com excelentes vistas do Monte Inarie.

11º dia - BAJAWA - VILA BENA, LAGO RANAMESE E LIANG BUA - RUTENG (C,A,J) - Em torno das 06h00 da manhã, traslado até o vilarejo Bena (55Km - aproximadamente 02h00 - estrada de asfalto). Após, o trajeto segue até Ruteng, passando pela região de Aimere (57Km - aproximadamente 03h50), onde os moradores produzem o vinho de palma. No período da tarde visita ao lago Ranamese e às escavações arqueológicas de Liang Bua "The Hobbit". Pernoite em Ruteng.

* Vila Bena - comunidade que está situada a cerca de 16Km a partir de Bajawa no sopé do Monte Inerie, é a vila mais famosa e também a mais visitada no distrito Ngada. Com suas impressionantes formações de pedra e santuários ancestrais, bem como casas tradicionais.

* Lago Ranamese - localizado a 25Km de Ruteng. Anteriormente, este lago era uma cratera que eventualmente se transformou em um lago. É muito visitado por moradores locais para piqueniques e pesca. É também um bom local para a observação de aves.

* Liang Bua "The Hobbit" - sítio arqueológico localizado a cerca de 10Km ao norte de Ruteng. Um dos locais de escavação arqueológica, conhecido como "A casa do Homo Floresiensis". Os moradores da Ilha de Flores acreditam que essa foi primeira comunidade de Flores, pessoas de estatura muito baixa, que viviam em cavernas.

* Ruteng - é uma pequena cidade em direção ao extremo oeste da Ilha das Flores. É a capital de Manggarai, servida pelo Aeroporto Ruteng. A população é predominantemente católica romana, mas ainda preserva o antigo costume de Manggarai CACI (luta chicote), que é normalmente praticado em casamentos, e serve como uma atração turística.

12º dia - RUTENG - VILA PU´U E CARA - CAVERNA BATU CERMIN - LABUAN BAJO (C,A,J) - Pela manhã, traslado para a parte ocidental da Ilha de Flores. Visita ao vilarejo Ruteng Pu´u (8Km - 30 minutos) e ao vilarejo de Cara (23Km - 35 minutos - estrada de asfalto). Após almoço traslado para Labuan Bajo (87Km - 4 horas), parando para conhecer as cavernas de Batu Cermim, ou também conhecidas como as Cavernas Espelho. Pernoite em Labuan Bajo.

* Vila Pu´u - um dos lugares mais populares para ver o tradicional "compang" (centro de cerimônias e rituais tradicionais).

* Vila Cara - vilarejo de onde é possível se ter uma espetacular vista dos campo de arroz. Situado em uma pequena colina, localizado a 17Km a oeste de Ruteng. A população local chama os campos de arroz de "lingko".

* Caverna Batu Cermin - estão localizadas em um ambiente natural fantástico com uma excelente vista panorâmica das ilhas próximas de Flores. Dependendo da época do ano o sol brilha através de um buraco na caverna e, em seguida, salta sobre as paredes de pedra que novamente refletem pequenas luzes para outras áreas dentro da caverna como um espelho.

* Labuan Bajo - é uma vila de pescadores localizada no extremo oeste de Flores. Hoje é um movimentado centro turismo. É o ponto de partida para viagens à ilha de Komodo e Rinca, o lar dos famosos dragões de Komodo.

13º dia - LABUAN BAJO - DRAGÕES DE KOMODO E PRAIA ROSA - LABUAN BAJO (C,A,J) - Pela manhã embarque em barcos privativos no píer de Pelni, com destino até a Ilha de Komodo. Chegada no Parque Nacional de Komodo e caminhada de 2Km até Banunggulung para encontrar com os Dragões de Komodo. Tempo para "snorkelling" na Praia Rosa (30 minutos de barco), e retorno para Labuan Bajo (03h00/04h00 de barco). Pernoite em Labuan Bajo.

* Dragões de Komodo - o maior lagarto do mundo, com aproximadamente 3 metros de comprimento e 65Kg. Estima-se que existam cerca de 2.000 Dragões de Komodo na ilha, assim como outros animais selvagens, como o Javali, Veado e Búfalos. A ilha também é excelente para observar pássaros, Cacatuas e o pássaro Canoros, entre muitos outros animais.

* Praia Rosa - chamada assim devido ao coral vermelho no fundo do mar que se rompe com as mudanças da maré e se mistura com a areia, transformando-a em uma areia cor de rosa.

14º dia - LABUAN BAJO / JIMBARAN (BALI) (C) - Em horário apropriado traslado para o aeroporto de Labuan Bajo (2Km - 15 minutos), para embarque com destino a Ilha de Bali. Chegada e traslado até Jimbaran, região costeira da Ilha de Bali. Pernoite em Jimbaran.

15º dia - JIMBARAN (C) - Após o café da manhã, traslado ao aeroporto internacional de Bali, localizado em Denpasar, para embarque de retorno a origem.

O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A NOSSA VONTADE.


Terrestre a partir de Denpasar

Preços por Pessoa em US$

HospedagensTriploDuploSingleCHD
Hotel categoria 4* - Até 30/06 e 01/10/17 a 31/03/183.310,003.500,004.810,00-
Hotel categoria 4* - 01/07 a 30/093.398,003.635,005.080,00-
Hotel categoria 5* - Até 30/06 e 01/10/17 a 31/03/184.350,004.780,007.360,00-
Hotel categoria 5* - 01/07 a 30/094.580,005.130,008.055,00-
Hotel categoria Luxo - Até 31/06 e 16/09/17 a 31/03/185.440,006.160,009.750,00-
Hotel categoria Luxo - 01/07 a 15/095.715,006.536,0010.502,00-


Serviços adicionais

Preços por Pessoa em US$

DescriçãoTriploDuploSingleCHD
Cia local - Aéreos internos (com taxas de embarque)405,00405,00405,00-


* PARTE AÉREA - CONSULTE NOSSO ATENDIMENTO. Os valores de bilhetes aéreos estão sujeitos a variações diárias e à disponibilidade de lugares. Eles são garantidos somente no ato da emissão da passagem aérea, conforme as regras de cada cia aérea. Preços em dólar por pessoa válidos para estadia até 31 de Março de 2018 (exceto natal, reveillon e feriados locais). Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio. Preços calculados para saídas com mínimo de 2 pessoas. Todos os preços serão convertidos para o Real utilizando câmbio do dia do pagamento. O câmbio de referência a ser utilizado na conversão é o dólar exposto no site www.venturas.com.br


O programa inclui

- traslados privativos compartilhados para todos os nossos clientes;
- hospedagem com café da manhã;
- todos os passeios citados em serviço privativo compartilhado entre nossos clientes com acompanhamento de guia de língua inglesa, taxas e transporte quando necessário;
- refeições mencionadas no roteiro;
- brinde exclusivo;
- seguro viagem.


Não inclui

- Imposto de renda referente a remessas ao exterior (Deve ser pago juntamente com a entrada da viagem);
- passagem aérea com cias locais Bali / Ende + Labuan Bajo / Bali e taxas de embarque;
- taxa aeroportuária para saída de Bali - U$ 24,00 a ser pago localmente;
- taxa aeroportuária para saída de Labuan Bajo - U$ 1,00 a ser pago localmente;
- taxa de entrada com câmeras (U$ 5,00) e filmadoras (U$ 13,00), no Parque Nacional de Komodo - a ser pago localmente;
- refeições e bebidas não mencionadas;
- despesas pessoais;
- qualquer outro item não mencionado como incluso.

Obs: Valores de vistos e taxas pagas localmente, estão sujeitas a alterações sem prévio aviso.


Hospedagem

UBUD:
4* - Bisma Eight (garden view) - bisma-eight.com
Check in: 14h00 / Check out: 12h00
5* - Maya Ubud Resort & Spa (superior) - www.mayaubud.com
Check in: 14h00 / Check out: 12h00
Luxo - Komaneka Bisma Hotel (suite) - www.komaneka.com
Check in: 14h00 / Check out: 12h00

SEMINYAK:
4* - Four Points Seminyak (deluxe lagoon view) - www.fourpointsbaliseminyak.com
Check in: 14h00 / Check out: 12h00
5* - The Seminyak Resort (suite) - www.theseminyak.com
Check in: 14h00 / Check out: 12h00
Luxo - The Samaya Villas (pool villa) - www.seminyak.thesamayabali.com
Check in: 14h00 / Check out: 12h00

GILI TRAWANGAN:
4* - Villa Grasia (deluxe cottage) - www.villagrasia-lombok.com
Check in: 13h00 / Check out: 12h00
5* - Vila Ombak (deluxe ombak) - www.hotelombak.com
Check in: 13h00 / Check out: 12h00
Luxo - Vila Ombak (akoya pool villas) - www.hotelombak.com
Check in: 13h00 / Check out: 12h00

MONI:
4*, 5* e Luxo - Kelimuti Ecolodge (bungalow) - www.ecolodgesindonesia.com/kelimutu
Check in: 14h00 / Check out: 12h00

BAJAWA:
4*, 5* e Luxo - Sylverin Hotel (standard) - hotel não possui site.
Check in: 14h00 / Check out: 12h00

RUTENG:
4*, 5* e Luxo - Santa Maria Monastery Hotel (standard) - www.anysomewhere.com/convent-accommodation-in-ruteng-flores-wisma-santa-maria-hotel-susteran
Check in: 14h00 / Check out: 12h00

LABUAN BAJO:
4* - Bintang Flores (deluxe) - www.bintangfloreshotel.com
Check in: 14h00 / Check out: 12h00
5* e Luxo - Plataran Komodo (deluxe beach front) - www.platarankomodo.com/old/resort
Check in: 14h00 / Check out: 14h00

TUBAN/JIMBARAN:
4* - Novotel Airport (suite) - www.novotel.com/gb/hotel-9105-novotel-bali-ngurah-rai-airport-/index.shtml
Check in: 14h00 / Check out: 12h00
5* - Anvaya Beach Resort (premier lagoon access) - www.santika.com/indonesia/kuta/anvaya-beach-resorts-bali
Check in: 14h00 / Check out: 12h00
Luxo - Anvaya Beach Resort (premier suite) - www.santika.com/indonesia/kuta/anvaya-beach-resorts-bali
Check in: 14h00 / Check out: 12h00

*** Nossos valores são referentes às categorias de apartamentos mais simples de cada hotel selecionado. Consulte nosso atendimento caso haja interesse por outras categorias.
Os apartamentos triplos são duplos com cama extra de campana.

IMPORTANTE:
*** FLORES ***
Moni, Bajawa, Ruteng - São regiões remotas, onde o fornecimento de energia dos hotéis é feita através sistema solar. Os hotéis são básicos, construídos com material simples e rodeados pela natureza. Os quartos dos hotéis são limpos e simples, e a água do chuveiro quente ou fria. Para as três opções de categoria de hotel nas 3 cidades da Ilha de Flores, consideramos as melhores opções de hospedagem que a ilha oferece. Essas regiões são remotas, e não existe alto padrão de hotelaria. Em Ruteng, a hospedagem é a um "guesthouse", Convento que foi transformado em hotel, e os quartos são individuais de acordo com a escolha do cliente (single, duplo ou triplo).


Transporte

Trecho aéreo interno Bali / Ende + Labuan Bajo / Bali com Cia Aérea Local.
*Franquia: 01 bagagem com 20 Kg por pessoa, além de 01 mala de mão com 7Kg.


Seguro

Seguro Saúde/Viagem da Affinity Seguro Viagem, plano Affinity 60, durante o período da v... (clique para ver as condições)


Informações Úteis

Documentos necessários para embarque: Passaporte com validade mínima de 6 meses contados a partir da data de saída do país, com mínimo de 2 folhas em branco, lado a lado (ainda assim alguns países exigem um maior número de folhas em branco).
Vacinas necessárias: É obrigatória a apresentação do cartão de vacinação internacional contra a febre amarela. A vacina deve ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência da data de saída da viagem. Como a vacina pode causar reações, consulte o seu médico antes de se vacinar. http://www.anvisa.gov.br/viajante/
Para quem viaja para áreas com incidência de malária, recomendamos solicitar medicação profilática ao seu médico. Vistos: Brasileiros obtém visto gratuito na chegada ao país (dependedo dos portos de entrada e saída).
Na chegada ao aeroporto do país será necessário apresentação do passaporte e bilhete aéreo de saída da Indonésia. Para mais informações acesse o site: www.embaixadadaindonesia.info
*** Não nos responsabilizamos pela obtenção do visto. A autorização ou não autorização para entrada no país é determinada pelos órgãos responsáveis, ficando a critério dos mesmos a aceitação ou não da sua documentação.


Parcelamento em cheques: 5 x sem juros
(Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica; Não aceitamos cheques de contas com menos de 6 meses da abertura)

Parcelamento em cartão de crédito:
Visa ou Mastercard: 40% entrada em cheque ou dinheiro + 3 parcelas iguais no cartão
Amex: 40% entrada em cheque ou dinheiro + 2 parcelas iguais no cartão
*cartões devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil.
*a primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura.

Venturas Viagens

Venturas Viagens e Turismo

Rua Minerva, 268 - Perdizes
São Paulo - SP - CEP 05007-031
Fone: 11 3879-9494
E-mail: atendimento@venturas.com.br Certificações Venturas

Mídias Sociais

Facebook Venturas Twitter Venturas Youtube Venturas Instagram Venturas Blog Venturas