Elbrus - com guia brasileiro - Escalada do Monte Elbrus, 5642 metros, o ponto mais alto da Europa


Os Cáucasos, uma linda cadeia de montanhas de 1100 km situada entre o Mar Cáspio e o Mar Negro, estão se tornando destino popular entre montanhistas do mundo inteiro. Isso se deve à sua beleza natural e à sua característica mais marcante: uma cadeia de montanhas pouca explorada e conhecida.
Da cidade de Mineralnye Vody (Água Mineral, em russo), partimos pelo vale do rio Baskan até um vilarejo aos pés dos Cáucasos, chamado Terskol (2150). De lá, já podemos avistar o gigante de dois cumes, rei dos Cáucasos, o Monte Elbrus. Seus dois cumes, Leste (5622 m) e Oeste (5642 m) reinam incólumes ao topo de suas escarpas nevadas.
O Monte Elbrus, maciço gigante de rocha e gelo, é um vulcão extinto e, por isso, suas escarpas são de inclinação suave, não apresentando dificuldades técnicas para sua ascensão. Porém, sua subida requer um bom preparo físico devido às distâncias percorridas, tanto para as caminhadas de aclimatação quanto para o tão sonhado cume Oeste.
Nesta viagem, caminharemos por algumas gargantas do vale do rio Baskan, exploraremos alguns cumes e pequenos glaciares e teremos a grande chance de pisar no ponto mais alto do continente europeu.

1°Dia - Chegada em St. Petersburg
2°Dia - St. Petersburg
3°Dia - St. Petersburg - Mineralnye Vody - Terskol
4°Dia - Terskol - caminhada de aclimatação - Terskol
5°Dia - Terskol - caminhada de aclimatação - Terskol
6°Dia - Terskol - Barrel Hut - caminhada de aclimatação
7°Dia - Barrel Hut - Pastukov Rocks - Barrel Hut
8°Dia - Barrel Hut - descanso ou dia coringa para cume
9°Dia - Barrel Hut - Cume - Barrel Hut
10° Dia - Barrel Hut - Kislovodsk
11° dia - Kislovodsk - Mineralnye Vody - St. Petersburg
12° Dia - Voo internacional

Distância total percorrida: 50 quilômetros
Subida cumulativa total:4075 metros
Descida cumulativa total: 4190 metros

ROTEIRO DETALHADO

1°Dia - Chegada a St. Petersburg (traslado não incluído).

2°Dia - Após o café da manhã, faremos um city-tour pela cidade visitando os pontos de interesse, dando uma visão geral da cidade. Após o almoço, seguiremos para uma loja de equipamentos de montanha para comprar o que for necessário.

3°Dia - Traslado ao aeroporto e voo a Mineralnye Vody. Do aeroporto de Mineralnie Vody iremos em um ônibus privativo a Terskol a 2150 metros de altitude, uma viagem de quatro horas, chegando a base do Elbrus, no coração dos Cáucasos. Hospedaremos-nos em um confortável hotel 3*.

4°Dia - Hoje faremos uma caminhada de aclimatação por um dos lindos e desertos vales próximos a Terskol. A caminhada será por florestas de pinheiros tendo ao fundo as lindas montanhas nevadas dos Cáucasos. Ganharemos um pouco de altitude como parte de nosso processo de aclimatação. Neste dia chegaremos a 3000 metros. No final da tarde, revisaremos o equipamento de cada um para no dia seguinte alugarmos e comprarmos o que for necessário.

5°Dia - Hoje, como parte do nosso programa de aclimatação, subiremos o Monte Cheget com 3500 metros de altitude. Tomaremos um ski-lift que nos levará até um café a 3000 metros. De lá, partiremos para o trekking até o cume do Monte Cheget de onde teremos vistas belíssimas do Monte Elbrus. No final da tarde, compraremos e alugaremos nosso equipamento em uma loja de montanha em Terskol.

6°Dia - Partiremos pela manhã para a estação de ski-lift do monte Elbrus. A subida é feita em três estágios até o Barrel Huts (3700 metros), nosso refúgio durante toda a estada no Elbrus. Os Barrel Huts são um conjunto de ao redor de 5 contêineres de metal com beliches. Os barrels têm capacidade para oito pessoas, porém, para maior conforto, em nossa viagem cada Barrel abrigará somente quatro pessoas. altEles dispõem de aquecedor elétrico. A cozinha e o banheiro são separados dos quartos. Após almoço e breve descanso, faremos uma subida pelo glaciar até Pryutt 11, refúgio de montanha situado a 4100 metros. Na volta, jantar na cozinha dos Barrel Huts. A partir de hoje todas nossas refeições serão preparadas por nossa cozinheira.

7°Dia - Após café da manhã, outro trekking, desta vez até Pastukov Rocks (4700 metros), para aclimatação. Este é o ponto máximo em que chega o Snowcat (carro de neve), que será utilizado no dia de ascensão ao cume. A subida não é muito íngreme, mas longa e levaremos ao redor de seis horas para subir e descer. Retorno aos Barrel Huts para o merecido jantar e descanso.

8°Dia - Dia de descanso. No final da tarde prepararemos nossas mochilas para a subida ao cume. Recomenda-se dormir cedo, pois a partida ao cume será no início da madrugada do dia seguinte. Caso a previsão meteorológica não esteja favorável no dia de cume, poderemos usar este dia de descanso para ascensão ao cume do Elbrus.

9°Dia - Café da manhã às 02:00 da madrugada para que possamos sair de snowcat às 03:00 em direção a um ponto abaixo das Pastukov Rocks (4550m). Neste dia estaremos acompanhados, além do guia da Morgado Expedições, por guias russos na proporção de aproximadamente um guia para três clientes. Faremos a caminhada até o cume, passando por um vale entre os dois cumes do Elbrus. O tempo médio de subida é ao redor de oito horas e de descida de volta aos barrels de quatro a cinco horas. Recomenda-se fazer paradas freqüentes para hidratação durante a subida. Se o tempo estiver bom, a vista do amanhecer será um prêmio à parte. E, depois do esforço dos últimos dias, seremos recompensados com a deliciosa sensação de estar no topo da montanha mais alta da Europa a 5642 metros. A vista de toda a cordilheira dos Cáucasos com seus inúmeros cumes nevados se descortina frente a nós. Uma vez no cume, após as fotos tradicionais, inicia-se a descida pelo mesmo caminho. Há a opção de utilizar-se o snowcat para a descida após as Pastukov Rocks novamente (opcional). Também há a possibilidade de contratar o snowcat para levar parte do grupo para um ponto a 5.000 m, facilitando assim a chegada ao cume (opcional).

10°Dia - Pela manhã, tomaremos os ski lifts de volta a Terskol e de lá viajaremos por quatro horas a Kislovodsk, uma linda e charmosa cidade do outro lado do Elbrus. A estação de trem em Kislovodsk já é uma atração à parte, como também é a ruazinha cheia de lojinhas que nos levará ao parque da cidade. O parque, cheio de alamedas arborizadas, rios e pontes bucólicas, altapresenta coretos, estátuas e cafés, e ainda teremos a chance de ver alguns grupos de jovens e velhos locais jogando xadrez à sombra de alguma árvore. Hospedaremos-nos no charmoso Gran Hotel para um merecido conforto após nossa conquista do ponto mais alto da Europa!

11°dia - Pela manhã traslado ao aeroporto e voo a St. Petersburg.

12°Dia - Voo internacional (traslado não incluído).


O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A NOSSA VONTADE.


Somente Terrestre a partir St. Petesburg

Preços por Pessoa em Euro

HospedagensTriploDuploSingleCHD
Conforme Roteiro-3.500,00--

* o cambio a ser utilizado é o Euro de venda do dia do pago exposto no site http://economia.uol.com.br


Adicional Aéreo sem taxas de embarque (valor de referência)

Preços por Pessoa em Euro

Companhia Aéreaa partir de
St. Petesburg / Mineralnye Vody / St. Petesburg - EURO350,00

* ** Consultar nosso atendimento para valores de voos internacionais


Serviços adicionais

Preços por Pessoa em Euro

DescriçãoTriploDuploSingleCHD
Adicional de Single Involuntário *--300,00-
Adicional de Single Voluntário **--600,00-
Affinity Seguro Viagem, plano Affinity Esporte 50 - USD--122,00-


* PARTE AÉREA - CONSULTE NOSSO ATENDIMENTO! Os valores de bilhetes aéreos estão sujeitos a variações diárias e a disponibilidade de lugares. Eles são garantidos somente no ato da emissão da passagem, conforme as regras de cada companhia aérea. * Adicional Single Involuntário - Conforme os clientes forem se inscrevendo na viagem serão feitos pares para a divisão de quartos. Caso, ao final do período de inscrição alguém fique sem par, esta pessoa terá de pagar um adicional de single. ** Adicional Single Voluntário - Caso a pessoa escolha ficar em quarto individual independente do número de participantes. As tarifas aéreas utilizadas para cálculo dos valores acima estão sujeitas a restrições relativas a endosso, remarcação, reembolso, validade para programas de fidelidade das cias aéreas e prazo de emissão, muitas vezes imediato, e são passíveis de variações de acordo com a política de preços da companhia aérea. Preços em Euros por pessoa, válidos para a saída mencionada no roteiro, para grupo mínimo de 8 pessoas. Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio. Todos os preços serão convertidos para o Real utilizando câmbio do dia do pagamento. O cambio de referência a ser utilizado na conversão é o Euro venda do dia do pagamento exposto no site: http://economia.uol.com.br/cotacoes/


O programa inclui

- Acomodação em Saint Petersburg no hotel citados ou similar, em quartos duplos, com café da manhã;
- Acomodação em Terskol em hotel 3* em quartos duplos, com pensão completa;
- Ingressos e passeios especificados;
- Acomodação nos Barrels Huts, cada barrel com 4 ou 5 pessoas, com regime de pensão completa;
- Transporte especificado no roteiro;
- Acompanhamento de guia da Morgado Expedições a partir de St. Petersburg;
- Acompanhamento de um guia de montanha russo durante os dias de aclimatação e um guia para cada 3 clientes no dia de cume:
- Alimentação completa durante os dias em Terskol e durante a escalada;
- Cozinheira.


Não inclui

- Seguro Viagem (ver tabela de adicionais);
- Vôos internacionais e domésticos;
- Alimentação fora da escalada a não ser café da manhã em St. Petersburg e Terskol;
- Taxas de embarque;
- Traslados em St. Petersburg na chegada e na partida;
- Vistos ou gorjetas;
- Equipamentos individuais;
- Qualquer outro serviço não descrito como incluso.


Hospedagem

Em St. Petersburg e em Terskol - hotéis 3 estrelas
Na montanha dormiremos nos Barrels Huts, cada barrel com 4 ou 5 pessoas, com regime de pensão completa.


Seguro

Seguro Saúde/Viagem da Affinity Seguro Viagem, plano Affinity Esporte 50, conforme cober... (clique para ver as condições)


Guia

Inclui acompanhamento de guia brasileiro da equipe Morgado Expedições a partir de St. Petesburg, para grupos a partir de 08 pessoas.
Guia programado para esta saída - Lisete Florenzano


Informações Úteis

* Obrigatório passaporte com validade mínima de 6 meses contados a partir da data de embarque.
* É obrigatório tomar a vacina contra a febre amarela, com comprovante de validade internacional (vacina tomada com mínimo 10 dias antes do embarque)
*Desde junho de 2010 os brasileiros não necessitam mais de visto antecipado para a Rússia sendo que este agora é tirado na chegada no aeroporto. No entanto, é necessária uma permissão para a região do Elbrus que é organizada por nós e para isso necessitamos de pelo menos 60 dias. Por favor, faça sua incrição o mais cedo possível.


Parcelamento em cheques: 5 x sem juros
(Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica; Não aceitamos cheques de contas com menos de 6 meses da abertura)

Parcelamento em cartão de crédito:
Visa ou Mastercard: 40% de entrada via depósito/transferência bancária + 3 parcelas iguais no cartão.
Amex: 40% de entrada via depósito/transferência bancária + 2 parcelas iguais no cartão.
*cartões devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil.
*a primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura.

Venturas Viagens

Venturas Viagens e Turismo

Rua Minerva, 268 - Perdizes
São Paulo - SP - CEP 05007-031
Fone: 11 3879-9494
E-mail: atendimento@venturas.com.br Certificações Venturas

Mídias Sociais

Facebook Venturas Viagens Twitter Venturas Viagens Youtube Venturas Viagens Instagram Venturas Viagens Blog Venturas Viagens